Livros


Com destaque notável chega às livrarias de todo país o novo lançamento da Dialeto Latin American Documentary, o livro CULINÁRIA CAIÇARA, que é apresentado através de receitas contemporâneas e práticas elaboradas pela chef de cozinha Ana Bueno, além das percepções do Antropólogo Antonio Carlos Diegues e do documentarista Vito D’Alessio, que levará o leitor a conhecer as histórias e hábitos alimentares desse povo que vive em uma das mais belas e harmoniosas regiões do planeta.

CULINÁRIA CAIÇARA
O sabor entre a Serra e o Mar

‘’...a culinária é apenas mais um encantamento controvertido, desta gente orgânica, vibrante, que vai se adaptando ao mundo com a generosidade dos primeiros brasileiros que povoaram esta terra com o escambo das línguas, credos, raças e também paladares, dando ao Brasil o orgulho desta mestiçagem singular e que seguramente representa o nosso grande patrimônio imemorial.”

Vito D’Alessio


A culinária caiçara possui um requinte autêntico que não passa, fundamentalmente, pela alquimia e pelo paladar, mas sim pela possibilidade de lidar com ingredientes frescos obtidos na pesca, caça ou roça, extraindo da natureza e de todos os seus ciclos o essencial para manter uma vida simples e aconchegante no litoral sul e sudeste do Brasil. É nesta sábia simplicidade que reside o grande diferencial da cozinha caiçara.

As receitas são reveladas com praticidade, através de pratos como o Lambe-lambe, em que o arroz é cozido diretamente com os mariscos inteiros. A rica variedade de ingredientes encontrados entre a Serra e o Mar, resultam em um conjunto inusitado de receitas que tem como a matéria prima as carnes, as folhas e as frutas do lugar. Além da participação emblemática da banana com suas variedades em diversos pratos da cozinha caiçara.

Este povo genuíno compartilha a sabedoria de ouvir da natureza suas ofertas e a partir delas sentirem-se satisfeitos com seu tempo. E é com a delicadeza do povo caiçara e imagens do fotógrafo Vito D’Alessio que o livro se desenvolve e enriquece.


O Perfil da Obra

Sobre o livro: Edição bilíngüe (português e inglês), realizado com o patrocínio da empresa Carglass (
www.carglass.com.br), através da lei de Incentivo à Cultura/ MinC.

Sobre a Dialeto: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary (

www.dialeto.com
), empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdo complexos em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CD’s e DVD’s. É a única empresa do mundo especializada em documentar a América Latina, em temas relacionados à história e à realidade do continente. A Dialeto é detentora de importantes Prêmios de Comunicação, como Aberje, Prêmio Tim de Música e Jabuti, entre outros.

Sobre os autores:

Ana Bueno
Chef de cozinha idealizadora e organizadora da Folia Gastronômica de Paraty, Rio de Janeiro. Foi indicada pela Revista VIP, em 2007, como autêntica representante da culinária brasileira. Hoje comanda o Banana da Terra, restaurante paratiense indicado pela revista Prazeres da Mesa entre os 50 melhores do Brasil.

Antonio Carlos Diegues
Antropólogo, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental e diretor científico do NUPAUB- Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações e Áreas Úmidas Brasileiras, da USP. É autor e organizador de diversos livros, entre os quais
: O mito moderno da Natureza Intocada, Pesca construindo sociedades; Etno - conservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos, Ilhas e Mares, Simbolismo e Imaginário, Enciclopédia Caiçara
(5 Volumes).

Vito D’Alessio
Como fotógrafo e jornalista é colaborador dos principais veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais. Como produtor cultural foi responsável por projetos de grande repercussão como: Projeto Xingu , Expedición Morrillos, Mehinaku Message from Amazon, Cinco Órfãos, Caiapó Metutire, Cem Anos Luz, Sorocabana – Uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista, Claro Jansson – O fotógrafo Viajante, Dias de Caiçara, Café – Um Grão de História, entre outros.

SERVIÇO

Livro: CULINÁRIA CAIÇARA
Editora: Dialeto Latin American Documentary
Autores: Ana Bueno, Antonio Carlos Diegues e Vito D’Alessi o
Páginas: 120
Valor: R$ 98,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu