Brasil

2008 será difícil para o governo Lula

De Weiller Diniz no Jornal do Brasil
O ano que vem será difícil para o governo Lula, que vinha surfando em uma onda de popularidade de crescimento econômico beneficiado pelos ventos externos. Interna e externamente há sinalizações de que a brisa tenha se invertido e já começa a soprar contra. A intensidade e freqüência desses ventos é que precisam ser monitoradas pelo governo sob o risco do mandato político - não o administrativo e constitucional - acabar antes de 2010.
A crise imobiliária nos Estados Unidos já dá sinais de que pode extrapolar o segmento onde brotou e contaminar a economia norte-americana com um nefasto e previsível efeito recessivo em todo o planeta. Tanto que Lula instruiu os ministros Guido Mantega e Henrique Meirelles a monitorar a iminente crise acima do Equador. "A única coisa que me deixa de antena ligada no fim do ano é a crise da economia dos EUA", admitiu, antes do Natal.
Mais do que um revés econômico que colocaria a pique sua popularidade, a correlação de forças políticas internas vai passar por uma acomodação que tende a debilitar o apoio político a Lula. Com horizontes incertos na economia e disputas regionais sangrentas, o PT poderá se tornar um coadjuvante na eleição municipal.
Seria uma complementação ao que já se verifica no Congresso, onde a força eleitoral de Lula já não agrega número necessário para fazer prosperar as emendas com o selo da ideologia petista. As reformas que estão prometidas - tributária e política - passarão pelo filtro e anuência da oposição.
A derrota da CPMF foi outro revés que teve um sutil recado do que o PT qualifica como a "velha política" ou oligarquias, que, sentido-se usadas e descartadas, não estenderam a mão solicitada por Lula e, com isso, a CPMF foi enterrada pela vitalidade da Avenida Paulista, com votos de todos os partidos, inclusive governistas. O "no" venezuelano a Chávez, que traduziria um irrefreável terceiro mandato de Lula, é outro elemento que mostra que os ventos podem estar mudando.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu