Cultura

Tem gente que valoriza a História e a Cultura dos Povos

O Instituto Martius-Staden convida para a abertura da exposição:
Entre as Gentes Antropófagas
dia 04 de janeiro, às 19h
Casa de Câmara e Cadeia de Itanhaém
com coquetel e exibição do filme "Hans Staden" de Luiz Alberto Pereira

A exposição descreve, de forma viva e plástica, o caminho que o primeiro relato sobre o Brasil, em formato de livro, percorreu a partir de 1557. Neste, Hans Staden discorre, de maneira explícita, sobre as dificuldades da travessia, sobre as disputas com os piratas e sobre os dois naufrágios. Em seguida Staden faz um relato sobre a época em que fora comandante em um Forte na Ilha Santo Amaro em frente à Bertioga e narra seu cativeiro de nove meses junto aos Tupinambás, na região de Ubatuba. Seu livro, A Verdadeira Historia..., não compreende somente a narrativa de episódios perigosos. Na segunda parte Staden traz uma descrição impressionante dos Tupinambás, de sua estrutura social e de seu entorno. Esta obra constitui-se, até os dias de hoje, numa importante fonte etnográfica.
Esta exposição já foi mostrada ao público de março a junho de 2007 em Wolfhagen e, na seqüência, em Korbach/ Hesse.
No Brasil desde agosto de 2007, o itinerário da mostra iniciou-se pelas cidades de São Paulo, Valinhos, Florianópolis, Curitiba, agora segue para Itanhaém, e em seguida Bertioga.
As aventuras de Hans Staden, em formato de livro, permanecem, mesmo após 450 anos, sendo matéria de leitura muito fascinante.

O convite acima foi enviado pelo Instituto Martius-Staden, e fortalecem minhas convicções da importância do personagem Hans Staden no desenvolvimento do Turismo em nossa querida Ubatuba.

Charles Medeiros PSDB
Autor da Lei que criou a Semana Hans Staden no Município de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu