Manchetes do dia

Quarta-feira, 26 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"Natal tem 78% a mais de mortes nas estradas"
Balanço da Polícia Rodoviária Federal indica crescimento de ao menos 77,8% no total de mortes nas estradas federais durante o feriadão de Natal em relação a igual período de 2006. Da 0h de sexta-feira até as 6h de ontem, 160 pessoas morreram nas rodovias federais. No ano passado, as mortes foram 90 nos quatro dias de feriadão. Em 2005, a PRF registrou 91 mortes durante o período natalino. (...)


O Globo
"Brasileiros ligados à ditadura têm ordem de prisão na Itália"
A Itália emitiu ordens de prisão contra 140 ex-integrantes da Operação Condor, que uniu durante as décadas de 1970 e 1980 os regimes militares da América do Sul. Entre os acusados estão 13 brasileiros, que não tiveram seus nomes revelados, além de alguns dos principais líderes das ditaduras do Cone Sul, como os ex-presidentes Rafael Videla, da Argentina, Augusto Pinochet, do Chile, e Juan Maria Bordaberry, do Uruguai. A Justiça italiana deverá enviar amanhã pedidos de extradição para sete países. A juíza Luisanna Figliolia chegou a assinar 146 mandados de prisão para 61 argentinos, 32 uruguaios, 22 chilenos, sete bolivianos, sete paraguaios e quatro peruanos. Seis deles, no entanto, já morreram. Eles são acusados da morte de pelo menos 25 italianos na América do Sul. A primeira prisão, a do ex-agente secreto uruguaio Nestor Jorge Fernández Troccoli, foi feita na véspera de Natal na cidade de Salerno, no Sul da Itália.


O Estado de São Paulo
"Incêndio no HC deixa 4 mil sem atendimento"
Pelo menos 4 mil pessoas por dia ficarão sem atendimento médico a partir de hoje por causa do incêndio que atingiu o Hospital das Clínicas na noite de Natal. Somente cirurgias de urgência e consultas de casos graves serão realizadas. A direção do hospital, o maior da América Latina, estima que o atendimento só vai começar a se normalizar dentro de três dias. O fogo começou no subsolo do Prédio dos Ambulatórios, após curto-circuito nos tubos de transmissão de energia elétrica. A fumaça se espalhou rapidamente pelos dutos de ar-condicionado. As luzes se apagaram, provocando pânico e correria. Pacientes tiveram de ser transferidos às pressas, de forma improvisada, mas ninguém saiu ferido. Pelo menos 42 viaturas dos bombeiros foram mobilizados. Inaugurado em 1981, o edifício onde funcionam os ambulatórios vem passando, desde 2005, por obras na rede elétrica, por determinação do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru). Ainda serão instaladas novas portas corta-fogo. Sensores de fumaça já foram colocados, mas falta liga-los a uma central.


Jornal do Brasil
"Presídios estão fora de controle"
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Airton Mozart Valadares Pires, afirmou em entrevista ao JB que "não podemos esconder a verdade", quando questionado sobre o fato de uma juíza desconsiderar que estava encarcerando uma menor de idade no meio de 20 homens. "No Pará, como em todos os outros Estados, o Brasil perdeu o controle de suas prisões. E o Estado que tem a obrigação da administração dos presídios, das cadeias públicas", comentou. Na opinião de Mozart Valadares, o juiz só pode mandar uma pessoa para a prisão quando ela oferece efetivamente risco à sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu