Ubatuba em foco

Prefeitura irá pedir recursos ao Governo Estadual para Santa Casa

Saulo Gil
A crise financeira da Santa Casa de Ubatuba continua tirando o sono da atual administração municipal. Com o orçamento estourado, fato confirmado pela própria prefeitura, o único hospital ubatubense se tornou o centro das atenções políticas na cidade.
Os deputados Clodovil Hernandes e Antônio Carlos da Silva já prometeram repasses significativos de verbas, no entanto, ainda não concretizados. Já a Prefeitura de Ubatuba, responsável pela Santa Casa desde 2005, também tenta alterar este quadro promovendo mais mudanças no setor.
O diretor do hospital e o secretário da Saúde da cidade foram substituídos. O novo comando da pasta da saúde municipal ficou com Clingel Frota que antes atuava a frente da Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Acostumado com a burocracia governamental, o novo secretário atuou rapidamente e subiu à capital paulista para um encontro com o Deputado Estadual pelo Democratas, Gil Arantes. Na conversa, o representante de Ubatuba mostrou a grave situação financeira da Santa Casa ao parlamentar, que prontamente se colocou à disposição como mediador do caso com o Governo do Estado.
Gil Arantes conseguiu marcar, para o dia 3 de setembro, uma reunião entre a Prefeitura de Ubatuba e a Secretaria Estadual da Saúde.

O encontro será fundamental para os representantes ubatubenses na busca por mais recursos para o hospital. Segundo o novo secretário da Saúde municipal, Clingel Frota, a cidade irá pedir um aumento no repasse mensal de verbas à Santa Casa.
A entidade atualmente recebe cerca de 200 mil reais do estado pela tabela do Sistema Único de Saúde, entretanto, segundo dados da prefeitura, o gasto com os trabalhos para o qual o dinheiro é destinado é maior que o dobro da quantia liberada.
“Tivemos informações que outras cidades já conseguiram esta mudança, sabemos que não será tão simples, porém já conseguimos o mais importante, uma oportunidade de mostrar às autoridades do estado a necessidade do hospital por um aumento de verbas repassadas pelo SUS”, relata Clingel Frota, buscando saídas para equacionar o problema financeiro presente na Santa Casa de Ubatuba e também visto na maior parte dos hospitais públicos do país.
O novo secretário municipal da saúde está otimista com o encontro e espera o apoio estadual ao setor da saúde, que vem merecendo atenção de todos os níveis de administração pública.
Fonte: Imprensa Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu