Manchetes do dia

Sábado, 25 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Gushiken e Valério viram réus; Dirceu escapa de uma acusação"
O Supremo Tribunal Federal abriu, dois anos após o mensalão eclodir, os primeiros processos criminais do caso. Dos 40 denunciados, 19 já viraram réus, entre eles o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu escapou da acusação de peculato (vantagens indevidas por cargo público).


O Globo
"Gushiken e Valério puxam lista dos 19 primeiros réus"
O Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia da Procuradoria Geral da República e mandou para o banco dos réus 19 acusados de envolvimento no mensalão, entre eles o ex-ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-presidente da Câmara, e o publicitário Marcos Valério. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) livrou-se da acusação por peculato, assim como o deputado José Genoíno (PT-SP), o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-secretário-geral Sílvio Pereira. Mas o grupo ainda pode responder por formação de quadrilha e corrupção ativa. O julgamento continua na segunda-feira.


O Estado de São Paulo
"Mensalão já tem 19 réus"
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ontem processo contra 19 envolvidos no escândalo do mensalão. Foram aceitos os indícios de crimes apresentados pelo Ministério Público Federal contra Luiz Gushiken (ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo federal), Anderson Adauto (ex-ministro dos Transportes), João Paulo Cunha (ex-presidente da Câmara e atual deputado do PT), o grupo do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e quatro dirigentes do Banco Rural. Gushiken, um dos ministros mais influentes do primeiro governo Lula, é acusado de ter ordenado em 2003 ao então diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, a antecipação de um pagamento de R$ 73 milhões a agência de publicidade, que teria distribuído o dinheiro a parlamentares aliados do governo e a credores do PT. A acusação a Gushiken é de peculato - apropriação de dinheiro público. Adauto e seu ex-assessor José Luís Alves serão processados por lavagem de dinheiro - mesma acusação aos petistas Paulo Rocha, João Magno e Professor Luizinho.


Jornal do Brasil
"Vaga aberta na Anac"
Um dia depois de declarar à CPI do Apagão que não se demitiria, a diretora da Anac Denise Abreu entregou o cargo. Em uma nota lacônica ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, ela alegou "razões pessoais" e disse que esclareceria a saída "pessoalmente ao presidente Lula". A situação de Denise tornou-se insustentável com a descoberta de que há sete meses a agência da qual era diretora tinha conhecimento dos riscos aos pousos sob chuva em Congonhas. Além disso, teria sua situação investigada a partir de segunda-feira em um inquérito aberto por ordem do ministro. A demissão de Denise, segundo Jobim, "reduz uma área de atrito com a sociedade".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu