Vida moderna

Violência muda rotina da maioria dos brasileiros

De Demétrio Weber e Flávio Freire em O Globo, hoje:
"A violência muda hábitos da maioria dos brasileiros. Andar de carro com os vidros fechados é parte da rotina de 61% da população, enquanto 58% não deixam os filhos saírem sozinhos à noite e 53% evitam caminhar nas ruas do próprio bairro depois que escurece. Outros 18% admitem encomendar comida por telefone para evitar o risco de sair de casa. É o que revela pesquisa do Ibope, realizada por telefone fixo, com 1.400 pessoas acima de 16 anos, em todo o país, entre os dias 7 e 9 de agosto.
Nas capitais, três em cada quatro moradores — 76% — consideram insegura a cidade onde vivem. Quase a metade — 46% — diz que já teve vontade de mudar de casa por causa da falta de segurança. A pesquisa foi feita para a agência Nova S/B Comunicação. A margem de erro é de três pontos percentuais.
— A insegurança faz com que as pessoas limitem horários, áreas e atividades. O habitat urbano muda em função disso. As pessoas começam a viver em condomínios fechados, com seguranças, grades.
O medo da violência tem custos econômico e social muito altos, em termos de qualidade de vida — diz o sociólogo Ignácio Cano, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Os pesquisadores pediram aos entrevistados que indicassem quais atitudes tomam para enfrentar a violência, numa uma lista de nove opções. As pesquisa constatou que 36% — o percentual é o mesmo entre homens e mulheres — já adotam cinco ou mais dessas atitudes, que podem ser entendidas como mudanças de hábitos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu