Manchetes do dia

Sexta-feira, 20 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Avião da TAM tinha falha na frenagem"
A TAM sabia desde o último dia 13 que o Airbus-A320 que se acidentou na terça no aeroporto de Congonhas tinha defeito no reversor da turbina direita. O reversor é o equipamento que ajuda a aeronave a frear. A empresa disse que a deficiência na peça não é "obstáculo ao pouso". Pilotos afirmam que é possível frear sem um reversor, mas pista escorregadia potencializa os efeitos da falha.


O Globo
"Governo discute aliviar Congonhas e reduzir burocracia do setor aéreo"
O presidente Lula deve anunciar hoje, na reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil, as primeiras medidas de mudança na gestão do setor aéreo após o acidente com o Airbus da TAM, entre as quais estará a redução no tráfego de aviões no Aeroporto de Congonhas. O presidente pretende esvaziar a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e concentrar as decisões do setor aéreo no Palácio do Planalto. A concessão de rotas, por exemplo, deixará de ser de competência da agência. Lula, que não aparece em público desde terça-feira, esteve em três reuniões ontem e só anunciou que fará hoje pronunciamento à nação em cadeia de rádio e TV. Ele também teria decidido afastar o ministro da Defesa, Waldir Pires. Também está em estudo propostas para a abertura do setor aeroportuário à iniciativa privada.


O Estado de São Paulo
"Falha no freio vira principal hipótese para queda do avião"
Quase 11 anos após o acidente com um Fokker-100 da TAM em Congonhas, o mau funcionamento do reverso (um freio aerodinâmico) pode estar por trás da nova tragédia aérea ocorrida em São Paulo. Uma das possibilidades examinadas pela Aeronáutica para o acidente de terça-feira com o Airbus da TAM é de que o reverso da turbina esquerda não tenha funcionado junto com o da direita. Isso explicaria o desvio para a esquerda que o avião fez no final da pista. O reverso esquerdo também pode não ter se desativado ao comando do piloto, o que explicaria dificuldade para o Airbus levantar vôo novamente. O problema já havia sido detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio Airbus,na semana passada, mas o avião foi mantido em uso normal, segundo o Jornal Nacional. Segundo técnicos da TAM, o problema no reverso não seria inicialmente um fator para manter o Airbus em terra. Os manuais técnicos do fabricante recomendam a revisão do equipamento até dez dias após uma falha no equipamento ter sido detectada. Outros componentes do avião também podem ter falhado, justificando a curva à esquerda e a dificuldade de levantar vôo novamente - é o caso do freio hidráulico e do freio aerodinâmico na borda das asas. Mas não há registro de problemas anteriores.


Jornal do Brasil
"Medo esvazia aeroportos e lota rodoviária"
Apreensivos com a tragédia sem explicações e cansados da crise sem fim, passageiros migram para a estrada. Quatro mil lotaram a rodoviária do Rio e obrigaram o reforço de 30 ônibus. Para restituir a confiança na aviação, o governo estuda a redução do número de vôos em Congonhas e a privatização da Infraero - duas das principais medidas do pacote que o presidente Lula anuncia hoje. O vice-presidente da TAM, Rui Amaro, admitiu, em entrevista ao Jornal Nacional, falha técnica no avião que explodiu. Funcionava sem um dos reversores, equipamento essencial no pouso, desde o dia 13.

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