Ubatuba em foco

Prefeitura ensina Observação de Aves para alunos especiais e comunidades tradicionais

O objetivo do projeto é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental dos alunos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação está implantando um projeto de observação de aves para crianças especiais da Escola Municipal Tancredo Neves. O objetivo é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental. A princípio, os alunos estão recebendo aulas teóricas, sobre como utilizar o binóculo e como reconhecer os pássaros pelas cores e sons. Também estão sendo ministradas palestras em comunidades tradicionais que vivem em locais com potencial para se tornarem rotas de observação.
Atualmente, estão sendo instalados alimentadores na escola, para atrair as aves que serão observadas em seus hábitos, horários, sons, cores e formas. Os alunos têm a missão de trazer de casa as frutas que irão alimentar as aves. Eles farão anotações diárias sobre o que foi observado. Depois que eles aprenderem a identificar as aves, a próxima etapa é sair para campo e observá-las em seu habitat. O coordenador do projeto, Carlos Rizzo, explica que a intenção é levar esta atividade para outras escolas, difundir a metodologia de ensino e utilizar essa ferramenta também com as crianças normais.

Observando o mundo

A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, considera que este tipo de atividade incentiva o observar como um todo. "Temos uma meta definida e conseqüentemente temos ansiedades quantos aos resultados, vamos caminhar juntos e incrementar todos os passos que forem alcançados."
Para a professora Andréa Menezes Giannini, a implantação dos alimentadores para as aves cria tarefas diárias muito agradáveis para as crianças. "Eles terão que trazer os alimentos, contar quantas espécies e quais alimentos que as aves mais apreciam, abrindo um leque de opções de trabalhos com os alunos."

Valorizando as diferenças

Carlos Rizzo afirma que, além da questão ambiental, as aves proporcionam um outro tipo de reflexão, sobre as diferenças e peculiaridades de cada ser. "Foi emocionante quando estava conversando com eles sobre o vôo das aves. Expliquei que aquelas que voam bem, como os beija-flores, não conseguem andar no chão e muitas que andam bem, como as emas, não conseguem voar, e que estas diferenças não diminuem a beleza das aves. Houve uma empatia imediata com o tema e ficamos conversando um bom tempo sobre diferenças."

Um outro enfoque

A observação de aves está sendo levada também às crianças e adultos que moram em importantes rotas naturais de Ubatuba. Com o subtítulo “Da nossa janela para o mundo”, a palestra tem com objetivo mostrar para as comunidades tradicionais que a observação de aves pode ser um importante atrativo turístico e, conseqüentemente, fonte de geração de emprego e renda. As pessoas aprendem a reconhecer e recepcionar o observador de aves e têm a opção de se tornarem guias, explorarem a atividade artesanal relacionada à temática e abrir novas rotas de observação.
Rizzo explica que a importância desse tipo de palestra é agregar valores positivos quanto ao tipo de turismo. "Nossa intenção é criar um elo ente as comunidades e esse tipo diferenciado de turismo, proporcionando a elas a oportunidade de oferecer serviços e produtos. Nosso povo convive com as aves e sabe o valor que elas têm. Estamos mostrando o caminho para o convívio harmonioso e sustentável com a natureza."
Cristiane Gil, afirma que é muito importante mostrar que a preservação do ambiente pode gerar benefícios financeiros para a comunidade e que o turismo de observação é uma opção que apresenta menor impacto ambiental. "Nosso principal objetivo é informar e capacitar pessoas que venham a preservar a natureza pelo valor que ela tem e não simplesmente porque é obrigatório."
As comunidades interessadas em receber as palestras sobre observação de aves podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone: 3833 4636. PMU

Nota do editor – Eis uma iniciativa inteligente da Prefeitura. Merece os meus aplausos. Observar pássaros é uma atividade de lazer das mais difundidas na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Ubatuba tem todas as condições de se tornar referência mundial, atraindo pessoas de alto poder aquisitivo. Seria a solução para os meses de entressafra, quando a temperatura é amena, os dias claros e o céu azul.
Um detalhe, quando vierem os dividendos, o prefeito Eduardo Cesar será lembrado como incentivador da atividade e introdutor da prática nas escolas. Eu sempre afirmo que não é do meu feitio aplaudir a obrigação, mas não me calo ante a criatividade. Estou diante de um ato criativo. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu