Opinião

Finalmente o fim do parque

Bom dia, sou um pequeno empresário do ramo de Cosméticos e há mais de 25 anos frequento Ubatuba. A cidade, linda por natureza, mas judiada durante anos por governantes, sempre foi uma de minhas paixões (Campinas é aprimeira, claro). Tanto que comprei uma casa no Itaguá, para onde vou (ou melhor ia) sempre que possível, pricipalmente fora da temporada, porque no verão a cidade fica instransitável para quem quer paz e sossego. Nunca me meti em política, nem me posicionei sobre quase nada a respeito de Ubatuba, até porque sempre me vi apenas como um visitante, mas agora me senti estimulado, feliz de poder falar sobre algo que me deixou muito feliz. Confesso, contudo, que nos últimos tempos tenho evitado a cidade por causada dengue. Foi minha esposa, companheira há tanto tempo que me alertou para algo interessante: os casos de dengue em Ubatuba são muitos, mas são muitos em várias outras cidades e as tenho visitado a trabalho sem medo, de maneira natural; então, segundo ela, estava sendo injusto com uma cidade que apenas sofre o que a maioria vem sofrendo: de um mal que assola a muita gente e que como ação cabe a cada um tentar evitar também o contágio. Foi então que decidi ir a cidade após o feriado. Até para ver se em minha casa não havia nenhum criadouro do mosquito (o que graças a Deus, percebi não havia). Mas não é bem esta a questão que me chamou a atenção, e sim algo que vi logo na chegada. A praia do Cruzeiro sem aquele elefante branco, cor de rosa, vermelho, um colorido pálido que era aquele parque de diversões. Fiquei maravilhado, porque durante anos (acho que décadas) não entendia um espaço tão nobre ocupado de forma tão grotesca. Vez ou outra lia alguma coisa, de alguém que queria a retirada daqueles equipamentos, mas nada era feito. Não conheço o atual prefeito, mas confesso que ganhou pontos em meu conceito, porque fui saber como havia ocorrido a retirada e fui informado que foi a fórceps. Ato de coragem, eu entendo, porque acredito que uma briga judicial ainda deve ser travada por aquele espaço. Mas isso não importa. O que importa é poder ver o mar, sem ter de observá-lo por frestas existentes entre um brinquedo e outro. É bom imaginar, poder ver a lua sentado em bancos que não sejam aquela mureta que mais machuca do que conforta. Espero que o espaço agora seja utilizado para lazer, passeios, de forma agradável, para que aquele espaço, a avenida, volte a brilhar como no passado e seja um ponto de encontro das pessoas, das famílias, dos esportistas. Claro que nem tudo é perfeito e ainda há coisas a melhorar. Na minha modesta opinião, aquele centro de informações turísticas é outra coisa que poderia ser retirada dali. Não, calma, o prédio até que é bonito, é importante que exista, mas se ele estivesse uns vinte a trinta metros a esquerda de quem chega pela Thomaz Galhardo já seria interessante, porque aí, quem viria pela rua principal da cidade, a rua de entrada já chegaria vendo o mar e aí, bem, seria maravilhoso já chegar e dar de cara com uma paisagem tão exuberante. Não sei se seria fácil mudar o local do centro, se haveria interesse, é apenas mais uma sugestão de um curioso, um visitante rotineiro, mas que tem por Ubatuba um amor muito grande, já que a cidade já foi escolhida para sera morada definitiva, quando os compromissos profissionais não forem mais tão urgentes e o tempo for de descanso; aquele momento de aproveitar os anos de trabalho, a famosa aposentadoria. É só uma sugestão, porque o objetivo disso tudo é parabenizar a cidade por esta conquista, pela conquista de uma nova paisagem, que ainda precisa melhorar um pouco, mas que já é outra realidade. Parabéns Ubatuba.


Ederaldo Pradoy
Comerciante


Nota do editor - Caro senhor Ederaldo Pradoy. Se o senhor quer saber o histórico do Parque Trombini, terá de voltar no tempo. Segundo o próprio Senhor Trombini, dono do Parque, houve muita mutreta para que ele ficasse lá. Um dia eu conto, estou aguardando a chegada de documentos. Para seu esclarecimento, quem limpou a área foi o Patrimônio da União. Na cidade de Ubatuba a imensa maioria queria a remoção do estorvo e são poucos os que desejam ver erguido o trambolho circense do outro lado da avenida. Viva o patrimônio da União, eficaz contra parques e circos nas areias ubatubenses. Patrimônio da União para Prefeito, perfeito, teria o meu voto. E quanto à aposentadoria, lembre-se que é a época em que mais necessitamos de cuidados médicos. Não está fácil a vida dos que precisam da Santa Casa de Ubatuba, desde o final de 2005 sob os cuidados da Prefeitura. O Senhor disse que escolheu Ubatuba para sua morada definitiva. Parabéns, foi uma ótima escolha. O Cemitério do Ipiranguinha tem uma das melhores vistas da cidade. Descanse em paz.

Atenciosamente

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu