Manchetes do dia

Sábado, 05 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula quebra patente e ameaça laboratórios"
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a primeira quebra de patente de um medicamento no Brasil _o efavirenz do laboratório americano Merck Sharpe&Dohme _e ameaçou repetir a medida. 'Vale para este remédio, mas para tantos outros quanto for necessário', disse Lula. 'Entre o nosso comércio e a nossa saúde, vamos cuidar da nossa saúde'.


O Globo:
"'Ordem de Bangu' pára tiroteio de 3 dias no Rio"
Traficantes presos no complexo penitenciário de Bangu teriam dado uma ordem de cessar-fogo a bandidos da Vila Cruzeiro, na Penha. No início da tarde de ontem, um homem desceu a favela e disse a jornalistas que participavam da cobertura do conflito que a determinação para acabar com os tiroteios partira de um presídio de Bangu. Durante toda a tarde de ontem, depois de três dias de confrontos na favela, nos quais 12 pessoas foram feridas por balas perdidas e três morreram, não houve novos tiroteios. A informação sobre o cessar-fogo imposto por presos está sendo investigada pelo Serviço de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen). O comandante da PM, coronel Ubiratan Ângelo, disse durante o enterro do soldado do Bope que foi morto na Vila Cruzeiro, que os traficantes estavam disparando contra moradores da região para pôr a culpa na polícia e forçar o fim das operações.


O Estado de São Paulo:
"Evitar caos do aquecimento global custa pouco, diz ONU"
Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU afirma que já estão disponíveis os instrumentos para evitar as piores conseqüências do aquecimento global e considera barato o custo dessa iniciativa: 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial até 2030, ou apenas entre 0,1% e 0,2% por ano. Divulgado em Bangcoc, o texto foi amenizado em relação a sua versão inicial, após negociações entre os países desenvolvidos, liderados pelos EUA, e as nações emergentes, com a China à frente. Acabaram especialmente abrandados os trechos que tratam das responsabilidades sobre as alterações climáticas. O documento frisa, porém, que a eficácia do combate aos efeitos nocivos do aquecimento depende do empenho dos governos. Entre as soluções apontadas pelos cientistas, está a substituição de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, por fontes renováveis, como biocombustíveis e energia solar. O relatório inclui a energia nuclear entre as alternativas, o que divide os ambientalistas. É recomendado o investimento em meios de transporte que consumam menos combustível e em construções que aproveitem melhor a luz solar e dependam menos de sistemas de climatização.


Jornal do Brasil:
"Lula ameaça laboratórios"
Ao quebrar a patente Efavirenz, medicamento repassado gratuitamente pelo governo a pacientes com Aids, o presidente Lula classificou o preço praticado pelos americanos no Brasil de "grosseiro eticamente" e um "desrespeito do ponto de vista econômico". Depois de dizer que "não é possível alguém ficar rico com a desgraça dos outros", assegurou que o governo está disposto a conceder licença compulsória de tantos remédios quantos forem necessários. Esta é a primeira vez que o Brasil recorre à medida prevista no Acordo de Propriedade Industrial da Organização Mundial do Comércio. A Federação da Indústria Farmacêutica reagiu. Em nota, ressaltou que a medida desestimula a pesquisa brasileira e internacional na área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu