Manchetes do dia

Sexta-feira, 18 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"PF prende 46 acusados de corrupção"
A Operação Navalha, da Polícia Federal, prendeu em nove Estados 46 suspeitos de integrar uma organização criminosa que desviava dinheiro de obras públicas. Os presos incluem o ex-governador maranhense José Reinaldo Tavares (PSB), um assessor de Silas Rondeau (Minas e Energia), um deputado, dois prefeitos, servidores e empresários.


O Globo:
"Quadrilha presa pela PF planejava fraudar o PAC"
O ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), o assessor do Ministério de Minas e Energia Ivo Almeida Costa, o superintendente da Caixa Econômica Federal Flávio Pin, além de outros 43 políticos, servidores públicos, empresários e lobistas acusados de desviar dinheiro público em nove estados, foram presos ontem pela Polícia Federal na Operação Navalha. Um dos principais investigados é o governador do Maranhão Jackson Lago (PDT), mas o pedido de prisão contra ele não foi aceito pelo STJ. Ele teria recebido propina de R$ 240 mil da Gautama, de Zuleido Veras, empreiteiro acusado de chefiar o esquema.


O Estado de São Paulo:
"Polícia prende 46 envolvidos em máfia de obras públicas"
A Polícia Federal prendeu 46 pessoas acusadas de integrarem uma quadrilha especializada em fraudar licitações para obras públicas financiadas por recursos federais. Entre os presos pela chamada Operação Navalha estão o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), um assessor do Ministério de Minas e Energia, dois prefeitos, um deputado distrital e um ex-deputado federal. Também foram para a cadeia dois sobrinhos do atual governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), cuja prisão foi pedida mas não obteve aval da Justiça. A quadrilha desviou mais de R$ 100 milhões em apenas um ano e já estava pronta para manipular obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construtora Gautama, de Salvador, funcionava como QG da organização, que tinha ramificações em nove Estados e era capaz de interferir em todas as etapas de uma obra, da aprovação do projeto à liberação dos pagamentos. O esquema foi montado pelo dono da Gautama, Zuleido Soares Veras, também preso. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, vai denunciar os investigados.


Jornal do Brasil:
"PF 'navalha' corruptos"
O ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares, prefeitos, deputado e ex-deputado, secretários, parentes de políticos, funcionários públicos e até o assessor do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, estão entre os presos pela Operação Navalha, que mobilizou 400 homens da Polícia Federal. Desencadeada em nove estados e no Distrito Federal, a ação teve como objetivo desmontar um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos federais, incluindo os destinados ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A Construtora Gautama, com sede em São Paulo, comandava o esquema de suborno e propinas para destinar as verbas para obras de interesse da quadrilha. A empresa consta da lista de doadores de campanhas de vários políticos. Cerca de 20 pessoas ligadas a Gautama estão entre os 47 presos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?