Manchetes do dia

Terça-feira, 15 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Infraero fará auditoria sobre Congonhas"
O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, anunciou auditoria interna para detectar os responsáveis por falhas de planejamento da estatal nas obras do aeroporto de Congonhas, em SP. A maior falha se refere à reconstrução da pista principal, iniciada ontem. A pista está sendo refeita por meio de contrato emergencial, de cerca de R$ 20 milhões.


O Globo:
"Governo não fará projeto sobre aborto, afirma Lula"
No dia seguinte à partida de Bento XVI, o presidente Lula descartou ontem qualquer possibilidade de enviar ao Congresso um projeto sobre aborto. "O governo não vai enviar projeto, não vai", disse Lula, acrescentando que, "na medida certa e no tempo certo", o Congresso discutirá o assunto. O presidente defendeu ainda uma "integração religiosa" na América Latina, sem explicar como seria feito isso, apesar de reafirmar que o Estado é laico. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que defende um plebiscito sobre o aborto, está na Suíça. Por sua assessoria, disse que nunca afirmou que mandaria projeto sobre isso ao Congresso.


O Estado de São Paulo:
"Sem Petrobras, Bolívia faz acerto com Chávez"
O governo boliviano anunciou ontem que autorizou a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) a fechar parceria com a Petróleos de Venezuela S.A (PDVSA) para exploração de campos de petróleo e gás. O objetivo é conseguir investimentos em campos novos ou antigos, após a reestatização que levou a Petrobras a vender as duas refinarias que tinha na Bolívia. A YPFB pode agora fechar parcerias com companhias estrangeiras ou locais mesmo sem licitação. Sem novas descobertas, a Bolívia não terá como cumprir os contratos de exportação de gás com Argentina e Brasil. Especialistas bolivianos avaliam que a primeira associação da YPFB com a PDVSA será para explorar um campo localizado ao norte de La Paz. A Petrobras ainda tem contrato de exploração de um campo na mesma região, junto com a francesa Total, mas a falta de licença ambiental fez as empresas interromperem o trabalho. Com a PDVSA, a Bolívia já tem uma associação, batizada de Petroandina. Além de atrair a companhia comandada pelo colega venezuelano, Hugo Chávez, o presidente boliviano, Evo Morales, também tem interesse numa parceria com a russa Gazprom.


Jornal do Brasil:
"Araguaia - Começam as buscas por 58 desaparecidos"
O governo deu sinal verde para a retomada das investigações sobre a localização dos corpos dos 58 guerrilheiros mortos e desaparecidos na guerrilha do Araguaia. O presidente Lula acolheu as sugestões da comissão interministerial que trabalhou nos últimos quatro anos, mas determinou que o assunto seja tratado com discrição para evitar atritos com a área militar. A Polícia Federal vai comandar as buscas que começam entre os meses de junho e julho, período de seca naquela região do Pará. Esta será a quinta expedição em busca de coros dos militantes do PCdoB desaparecidos entre 1972 e 1976. O objetivo é encontrar restos mortais em cemitérios clandestinos usados pelos militares durante a ditadura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu