Manchetes do dia

Terça-feira, 09 / 01 / 2006

Folha de São Paulo:
"Chávez vai nacionalizar energia e tele"
Às vésperas de começar um novo mandato, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem que estatizará empresas de telecomunicações e elétricas, e defendeu a reforma da Constituição para implantar na Venezuela o que tem sido chamado de "socialismo do século 21". Ele afirmou também que planeja aumentar o controle estatal sobre projetos petrolíferos na região da bacia do rio Orinoco, onde a Petrobras e a estatal PDVSA identificaram, no ano passado, um campo gigante de petróleo.


O Globo:
"Prefeitura assume trânsito do Rio sem poder multar"
O governador Sérgio Cabral e o prefeito César Maia assinaram ontem, no Palácio Guanabara, um convênio que prevê a municipalização da fiscalização do trânsito do Rio, incluindo o poder de aplicar multas. Mas a iniciativa, que tem o objetivo de permitir a liberação de pelo menos 800 PMs para o policiamento ostensivo, está parada por decisão judicial, que considera nulas as multas aplicadas não apenas por agentes da guarda como por equipamentos como pardais e lombadas eletrônicas. A prefeitura deve recorrer. Estado e prefeitura chegaram a um acordo também sobre a municipalização da Lagoa Rodrigo de Freitas. O convênio vai permitir que o prefeito César Maria retome um antigo projeto: o prolongamento do muro de pedras do canal do Jardim de Alah - o que poderá resolver a falta de oxigenação da Lagoa. Na área ambiental, Cabral e Maia também acertaram que a prefeitura vai dar licenças e fiscalizar empreendimentos de médio porte. Os governantes concordaram também em transferir para a prefeitura a responsabilidade pela conservação e a operação dos 21 quilômetros da Linha Vermelha por um período de (...)


O Estado de São Paulo:
"Chávez vai nacionalizar áreas de energia e telefonia"
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou ontem que vai nacionalizar o setor elétrico e da telefonia. "Todos esses setores estratégicos que foram privatizados, como o de eletricidade, serão nacionalizados", disse ele na cerimônia de posse de seu novo ministério. "Eles são muito importantes para todos nós". Chávez afirmou que pedirá ao Parlamento a aprovação de uma lei que o habilitará a criar regras que agilizarão as nacionalizações. Como todos os deputados são chavistas (a oposição boicotou as últimas eleições legislativas), ele não terá nenhuma dificuldade em conseguir o que quer. Segundo o presidente venezuelano, as novas regras também servirão para acabar com o controle de algumas companhias estrangeiras sobre o processamento de petróleo extra-pesado na região do Rio Orinoco. Chávez também criticou a autonomia do Banco Central: "Ele não deve ser independente, isso é uma idéia neoliberal". A intenção dele é adequar a economia ao que chamou de "socialismo do século 21". Para o novo ministério, Chávez escolheu os políticos que apoiaram mais radicalmente suas idéias.


Correio Braziliense:
"Suspensa doação de lotes no DF"
A partir de agora, não haverá mais distribuição de lotes no Distrito Federal. O programa habitacional será revisto e dará prioridade a famílias que ganham até três salários mínimos (R$ 1.050). Com isso, cerca de 58 mil pessoas cadastradas na antiga Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) devem ir para o fim da fila. É que elas têm renda entre três e 12 salários mínimos (R$ 4,2 mil). A participação das cooperativas e associações no sistema também será reavaliada. Hoje, essas instituições têm direito a 40% das terras oferecidas pelo governo. Em novembro passado, o Correio denunciou a existência de cooperativas de fachada. Dos 57 endereços visitados, 27 eram falsos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu