Morales: o petróleo é nosso!

Do jornal português Público:
"O Presidente boliviano, Evo Morales, anunciou hoje a nacionalização da indústria de hidrocarbonetos, uma das principais fontes de rendimentos do país. De imediato, o Exército assumiu o controle dos principais campos de exploração.
Morales, que falava numa cerimónia organizada organizada junto a uma unidade explorada pela brasileira Petrobras, no Sul do país, revelou que as companhias estrangeiras a operar no país serão, a partir de hoje, obrigadas a vender a sua produção à companhia estatal YPFB.
Segundo Morales, o primeiro indígena a chegar à Presidência do país, as companhias estrangeiras têm seis meses para regularizar a sua situação, através da negociação de novos contratos de exploração. Caso contrário, serão obrigadas a abandonar a Bolívia.
“Chegou o dia por que esperávamos, o dia histórico em que a Bolívia reassume o controlo absoluto dos seus recursos naturais”, afirmou Morales, garantindo que o Estado vai também nacionalizar as companhias bolivianas de exploração de gás e petróleo, privatizadas na última década.
Cerca de 20 petrolíferas estrangeiras operam actualmente no país, entre elas a brasileira Petrobras, a espanhola Repsol e a francesa Total, essencialmente dedicadas à exploração de gás natural, estimando-se que o país detenha as segundas maiores reservas da América do Sul depois da Venezuela."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu