Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 01 / 2008

Folha de São Paulo
"Na posse, prefeitos já preveem cortes"
Prefeitos que assumiram seus cargos ontem mostraram preocupação com a crise econômica e já anunciaram cortes nos Orçamentos em discursos de posse, embora digam que não pretendem descumprir promessas da campanha eleitoral. No Rio e em Porto Alegre, foi anunciada redução nas despesas de custeio. “É um ano complicado, em que certamente vamos ter os reflexos da crise internacional”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Os prefeitos de Belo Horizonte, Curitiba e Recife também anunciaram cortes. Em Salvador, devem ser tomadas ações específicas, como controle das ligações telefônicas e redução da frota. Em São Paulo, o prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM) deve congelar 80% das verbas não-vinculadas, ou seja, o que não estiver comprometido com pagamentos, e suspender novas contratações. Serão preservadas as áreas de saúde, educação e transportes.


O Globo
"Eduardo Paes assume cortando gastos com pessoal e contratos"
Sem receber o cargo de Cesar Maia, Eduardo Paes tomou posse ontem como prefeito do Rio, com um pacote de 40 decretos, marcado por um corte de despesas de 30% dos cargos comissionados e das gratificações; redução de 20% nas despesas de custeio das secretarias, com exceção das de Educação e Saúde; e a suspensão de todos os contratos para obras, fornecimento de materiais e serviços, que serão auditados. Numa devassa no governo Cesar Maia, Paes anunciou que todos os pagamentos e investimentos da prefeitura estão congelados até a conclusão de sindicâncias. Ele determinou uma auditoria dos contratos do município com dispensa de licitação. E acabou com o fim da aprovação automática nas escolas e criou um gabinete contra a dengue.


O Estado de São Paulo
"Prefeitos assumem com corte de gastos"
Os prefeitos das principais capitais do País tomaram posse com um discurso de austeridade como resposta à crise econômica internacional. Em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Curitiba os chefes do Executivo enfatizaram a preocupação quanto aos efeitos que a crise pode trazer para a saúde financeira dos municípios. As medidas anunciadas ontem vão desde cortes de investimentos, redução de gastos com custeio e demissões de comissionados a reavaliações de contratos.
O prefeito Beto Richa, de Curitiba, cobrou dos secretários corte de até 15% no gasto com custeio. "Mais do que nunca é preciso governar com os pés no chão, apertando o cinto para que não haja mais sacrifícios para a população." Gilberto Kassab destacou a parceria com o governador José Serra e disse que em São Paulo começa agora "a segunda fase do mesmo governo".
Número: 15% de redução nos gastos de custeio é quanto o prefeito de Curitiba, Beto Richa, determinou ao tomar posse em seu 2º mandato.


Jornal do Brasil
"Paes toma posse e decreta:"
1 Choque de ordem no município

2 Auditoria na Cidade da Música
3 Fim da aprovação automática
4 Aperto no orçamento da prefeitura
Em cerimônia concorrida na Câmara Municipal, o novo prefeito do Rio, Eduardo Paes, tomou posse e destacou a série de medidas e decretos para os primeiros dias no comando da cidade. Uma das principais ações visa a ajustar os gastos da prefeitura - cortes na folha de pessoal, redução dos cargos comissionados e congelamento de R$ 1,3 bilhão do orçamento até que seja concluída auditoria nas contas do município. Medidas envolvendo as finanças dominaram também os discursos de boa parte dos prefeitos que tomaram posse no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu