Opinião

“Emprestando reflexões de Rubem Alves”

Corsino Aliste Mezquita
Como grande parte dos cidadãos brasileiros ficamos chocados quando, o sr. Presidente, Luis Ignácio Lula da Silva, desprezou o apoio do sr. Ex-Presidente, Itamar Franco, por ele ser velho. Nada manifestamos porque nos sentimos incluídos no desprezo. No transcorrer do tempo observamos que a indignação dos leitores foi imensa e esteve presente em todos os órgãos de imprensa e nas cartas dos leitores. Nada tão eloqüente encontramos quanto o magistral e sábio artigo de RUBEM ALVES sob o título: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!” (FOLHA C6 de 08-08-06).
No início faz breve introdução citando sua mudança de pensamento com relação ao Sr. Lula da Silva e recorre à fábula de GORGE ORWELL “A revolução dos bichos” para explicar as mudanças que, segundo ele ocorreram em Lula e seus companheiros. Leiamos Rubem Alves:
“A última cena do livrinho é assim: A bicharada do lado de fora, olhava através da janela da casa do fazendeiro. Lá dentro acontecia uma festa para celebrar um novo pacto político de cooperação entre fazendeiro e porcos. E os bichos perplexos, olhavam para o fazendeiro, olhavam para os porcos, e não conseguiam saber quem era quem: o fazendeiro tinha focinho de porco e os porcos fumavam charutos como o fazendeiro.....
Essa história me veio à mente quando vi uma foto em que o presidente Lula, sorridente, abraçava o Sr. Orestes Quércia. Chegou-me agora uma informação assombrosa: a de que o PT apóia o sr. Newton Cardoso como candidato ao senado por Minas. Aí fiquei como os bichos, sem saber quem era quem.......
Mas agora fui diretamente atingido pelo Presidente. Comentando o apoio de Itamar Franco ao sr. Geraldo Alckmin ele zombou do acontecido sob o argumento de que Itamar Franco por ser um velho de 76 anos, não merece ser levado a sério. Não merece ser levado a sério não por incompetência ou corrupção mas por ser um velho de 76 anos. Então todos os velhos não merecem ser levados a sério. Os velhos pertencem ao grande grupo dos excluídos!.
Quem diria! Há cerca de algumas semanas Lula foi recebido com honras pelos idosos que participavam de um “Encontro Nacional de Terceira Idade, em Brasília. E ele estava sorridente... Velhos podem votar... Acontece que sou velho. Tenho 72 anos. Excluído do circulo dos inteligentes pela idade, o que penso e escrevo não merece ser levado em consideração. A opinião de Lula sobre os velhos, é ela produto de ignorância? Tudo indica que sim. Para afirmar o que afirmou ele teria de ter ignorado o Millôr, a Cora Coralina, D. Félix de Casaldáliga, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Dorival Caymmi, a Mãe Menininha de Gantois... ou teria sido por preconceito?
Ignorância ou preconceito não importa. Para mim uma das qualidades fundamentais do presidente da República terá de ser o respeito pelos velhos. Os velhos tem a lucidez daqueles que nada tem a perder porque já estão vivendo no tempo de morrer. Por isso lanço aqui o meu grito: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!”.
Além das razões apresentadas, por Rubem Alves, para solicitar a união dos VELHOS DO BRASIL, existem outras muitas. Os aposentados que, ganham mais que salário mínimo, não são contemplados com o aumento de 16%. Gastaria-se Sete Bilhões de reais e a União não os tem. Entretanto houve Nove Bilhões para o Fundo de Pensão da Petrobrás....Qual é mais importante?
Solidários, a RUBEM ALVES, estaremos ao seu lado. Também temos 72 anos. Pena que são poucos que pensam que: “além da lucidez daqueles que nada tem a perder”, os velhos também possuem o desprendimento originado pela satisfação da realização pessoal, do dever cumprido, da ausência de vaidades e ambições. É a idade do “homem sábio”, do “homem serenado”, do homem que apreendeu a se despedir das coisas e das ambições.
Sem a autoridade de Rubem Alves convoco, também, todos os VELHOS DO BRASIL a se unirem contra os que nos desrespeitam, principalmente, quando são autoridade ou agentes políticos remunerados com dinheiro público. Concluímos com um velho provérbio espanhol que não requer tradução: “Cuando los que mandan pierden la vergüenza, los que obedecen pierden el respeto”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu