Coluna do Rui Grilo

Placalândia

“Art.31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo municipal...”

Rui Grilo
Como o povo dessa cidade era muito gozador, deu esse apelido porque a Câmara local em toda sessão tinha como principal pauta a entrega de placas de honra ao mérito de tal forma que garantia o faturamento da vidraçaria onde eram encomendadas. O número de pessoas agraciadas era tão grande que ela foi perdendo seu valor.

Cada sessão ficava lotada com os familiares daqueles que recebiam as placas e logo depois de serem feitas as fotos, todos iam embora e os vereadores podiam brigar entre si para provar quem era mais fiel ao Prefeito.

E o queixo do povo quase caiu quando um conhecido personagem foi condenado pelo mau uso de sua função pública e em seguida ganhou uma placa.

Como a Câmara não seguia o que mandava a Constituição e governava de costas para o povo, este teve que aprender a se virar e a fazer o que ela não fazia.

Recentemente, um morador recorreu ao Tribunal de Contas porque achava que houve maracutaia nas obras de um aterro de Placalandia e este morador ficou todo feliz porque encontrou alguma ajuda para moralizar a administração. Mas o povo acha que não vai adiantar nada porque o executivo ainda pode recorrer. No entanto, quase todos tem certeza de que, se o Tribunal confirmar a condenação, a Câmara vai dar mais uma placa para o prefeito pois apenas recebe a placa quem merece e quem muito fez pelo município.

Os vereadores alegavam que não tinham tempo para fiscalizar o executivo porque tinham muitos pedidos feitos pela população: votação de nomes de ruas, homenageando seus compadres, amigos e antigos cabos eleitorais; ; tinham que atender os pedidos de bicos de luz ou para abrir mais buracos nas ruas, e solicitar a regularização de uma obra que havia ultrapassado a altura permitida no Plano Diretor.

Como os vereadores substituíam a função das associações de bairro, não tiveram tempo para verificar que a implantação do Plano Diretor não acontecia e que o prazo para apresentação da Lei de Uso e Ocupação do Solo já tinha vencido há muito tempo.

Dizem que eles não lutam para que a empresa de saneamento faça o tratamento de esgoto para ver se a água das praias fica como o encontro do Rio Amazonas com o Rio Negro. E aqui fica mais bonito ainda porque mistura o azul com o negro dos esgotos. E com cheiro. É uma atração a mais para afugentar os turistas. É um jeito de evitar que mais gente venha para cá e destruam nossas florestas. Por isso que Placalândia tem ganhado vários prêmios pela sua defesa do meio ambiente. Aqui, as ruas tem tanto buraco que evita o aumento da quantidade de carros e a destruição da camada de ozônio. Os buracos se encarregam de destrui-los.

E todos aqueles que receberam as placas, juntamente com suas famílias, com certeza vão garantir a reeleição daqueles que mais placas distribuíram.

Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu