Ubatuba em foco

Namaskar, o retorno

Miriam Tabarro
Com as águas de março, o Projeto Namaskar retoma seus trabalhos com algumas novidades. Uma delas, e talvez a mais importante, já que vai ser o pano de fundo de todo trabalho a ser desenvolvido, será o foco na educação ambiental, tratando de questões fundamentais como cidadania, saúde, preservação da flora e da fauna , poluição da paisagem urbana, etc . Uma ação conjunta, envolvendo todos os voluntários, auxiliados por dramatizações, teatro infantil e criações coletivas, vai servir para conscientizar e sensibilizar a comunidade a cuidar do lixo, um grande problema para o bairro. Somando-se a esse programa, palestras informativas sobre primeiros socorros, prevenção e promoção da saúde, noções de higiene e nutrição, sempre apontando para uma melhor qualidade de vida, serão coordenadas pela psicóloga Josiane Grunvald , uma das diretoras do Projeto.

Também nessa linha, o curso de reciclagem de materiais com a Priscila Takahashi, da dedetizadora Sanets, complementa e enriquece os objetivos do Namaskar. Com o propósito de transmitir noções de responsabilidade ambiental, faz um trabalho sutil de conscientizar as crianças a partir de jogos e brincadeiras que trazem em seu conteúdo orientações sobre a separação do lixo, novos hábitos de higiene, incluindo a prevenção de pragas como baratas, ratos e formigas. Através do que aprendem nesses momentos lúdicos porém ricos, as crianças acabam levando a seus familiares informações que podem mudar velhos hábitos.

O curso de mosaicos, agora associado ao Ubatuba Birdwatching Centre, neste ano pretende desenvolver outras atividades, sempre direcionadas à integração da comunidade com o meio ambiente. As crianças terão aulas para identificar e classificar as aves no Rancho Pica -Pau, no bairro do Perequê-Açu, que tornou-se um ponto receptivo para os observadores de pássaros, com bebedouros e comedouros especiais. Após os passeios de observação, além dos mosaicos, as crianças vão poder se expressar através de desenhos, e pinturas , sempre com motivos de pássaros da região, coordenados pela prof. Odette Gonçalves.

No curso de pintura e estamparia em tecido várias técnicas serão ensinadas pela ceramista Malu Ramos, com pincel, carimbos e esponjas. As alunas aprenderão a trabalhar cores e traços, com incentivo à sua criatividade para imprimir nos tecidos lisos os motivos que sua imaginação ditar (flores, grafismos, listras, etc.); na costura, novos grupos serão formados. O curso, sob orientação da artesã Miriam Tabarro, terá um período determinado de duração, começando pelo uso da máquina de costura e seguindo com noções de corte e montagem. No decorrer do aprendizado, as alunas vão confeccionar algumas peças que, mais tarde, poderão produzir numa escala maior, como fonte de geração de renda. O primeiro grupo de costura, que começou em agosto de 2008, continua produzindo panos de prato, jogos americanos, porta-jóias e peixes porta-sacos , produtos que têm sido colocados com êxito no comércio local (Silvia Pontes, Refúgio da Louca). A loja UH, de decoração e utilidades para casa, é um exemplo de sucesso na venda dos panos de prato. As Seis Marias, nome do grupo já entregaram encomendas para o Restaurante Fusion, Restaurante o Rei do Camarão e clientes em São Paulo.

Outros cursos do projeto: violão, com o prof. Arnaldo Adeniz da Silva, capoeira, com o prof. João Caldeira, elétrica, com o Fabrício Pereira Candido, bordado com a Dna. Ana Maria Sorroche, e garçon com o Gil Marcio dos Santos, em parceria com o restaurante O Rei do Camarão ; a podóloga Silvia Rushel vai ensinar manicure e pedicure com noções de ética, estética e esterilização num curso com 2 meses de duração, em 2 aulas semanais; a prof. Débora Barocas ensina tecelagem, e a prof. Paula Salete dará aulas de balé. Nesses dois cursos (tecelagem e balé) o projeto mantém uma parceria com a Escola Municipal Sr. João Alexandre, a escola do bairro, oferecendo seu espaço físico para as aulas. Aproveitando também as instalações do projeto, a prof. Roselaine Fernandes Rossi vai usar o equipamento de informática para dar aulas de reforço aos alunos dessa mesma escola .O Projeto é parceiro também da Cooperativa Educacional de Ubatuba que leva seus alunos até lá para auxiliar nas aulas de computação, promovendo a integração desses jovens com os moradores do bairro. O coordenador de projetos da Cooperativa, o Marcos Antonio da Rocha Coelho acredita no resultado dessa interação, e organiza seus alunos para levar o conhecimento além da própria escola e vivenciar uma outra realidade, onde possam realmente praticar uma troca gratificante e enriquecedora. Todos os cursos são gratuitos.

Apesar de tanta gente ajudando, o quadro de voluntários está sempre aberto, no aguardo de novos projetos e pessoas que mesmo não sabendo exatamente como, sabem de sua responsabilidade social e gostariam de ajudar. Os benefícios de uma ação transformadora são indescritíveis, acredite! Sendo assim, quem tiver um tempinho disponível e quiser conhecer nosso trabalho e, quem sabe, juntar-se a nós, será sempre muito benvindo. Esperamos poder contar com você, a comunidade da Sesmaria agradece!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu