Imprensa

A estratégia do medo

Joaquim Falcão no Blog do Noblat
A aprovação pelo Congresso Americano, ontem à noite, da nova lei de planos de saúde, vitória histórica do Obama, é uma boa oportunidade para se conhecer importantes mudanças, também históricas, que estão acontecendo na política americana.

Vitória apertada 219 contra 212, estes incluindo todos os republicanos.

Primeiro, a oposição parece estar rompendo com um padrão de cultura político, com um comportamento que limitava democraticamente sua ação. É como se antes houvesse um padrão onde a oposição sempre dizia para o partido vencedor das eleições: ok perdemos, reconhecemos sua vitória, você é legitimo e você pode governar.

Agora mais não. A oposição pretende deslegitimar o governo. De várias maneiras. Acusações sistemáticas de que Obama é socialista. Obama é antiamericano. Esta a nova forma de racismo político. Acusações que caem no terreno fértil do medo congênito do americano médio. O medo como deslegitimação.

Não é por menos que Obama acabou seu discurso de ontem de madrugada ao povo americano dizendo: “NÓS NÃO TEMEMOS O NOSSO FUTURO, NÓS O CONSTRUÍMOS”. O medo é o tema.

Um instrumento desta estratégia é a aliança entre o partido republicano que vota monoliticamente contra programas de governo e a importante rede de televisão de Rupert Murdoch, a FOX NEWS, que como diz o próprio Obama, não é mais um órgão de imprensa. Mas um ativo partido político em si.

Para ser um órgão de imprensa Fox News teria de ter um mínimo de pluralismo político. Não tem. Não informa, pois o eleitor. Converteu-se num pregador. Pesquisas mostram que quanto mais o telespectador assiste Fox News mais se restringe a assistir somente Fox News. Fica impermeável a outros pontos de vista.

Comporta-se como membro de uma seita cada dia com mais fé e menos diálogo. Quase um processo de crescente fundamentalismo televisivo.
Leia mais

Nota do Editor - O que a Fox News faz não encontra paralelo no Brasil. Aqui qualquer crítica é logo tida como parte de um plano golpista. Os que repetem o mantra do PIG não percebem que os maiores beneficiados com os acertos do governo são os donos da mídia. Seria um despautério matar a galinha dos ovos de ouro. O que fica claro nas entrelinhas é a vontade férrea de parte do staff governamental de controlar não só a mídia, mas toda a sociedade. Vai ficar na vontade, a democracia não terá retrocesso. .(Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu