Zólar ou Zeuro?

China propõe criação de moeda de reserva internacional

Valor Online
SÃO PAULO - O banco central da China propôs a substituição do dólar como moeda da reserva internacional por um novo sistema global controlado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O presidente do BC chinês, Zhou Xiaochuan, explicou ontem que o objetivo seria criar uma moeda de reserva internacional "desconectada de países específicos e capaz de manter-se estável no longo prazo, evitando as fragilidades inerentes causadas pelo uso de moedas nacionais".


Em ensaio disponível na página eletrônica do Banco Popular da China, Zhou acredita que um novo sistema de reserva poderia ser mais estável e economicamente viável e defendeu a necessidade dele uma vez que a crise econômica global "mostrou as vulnerabilidades inerentes e riscos sistêmicos no sistema monetário internacional existente".

Alguns analistas avaliaram que a proposta indica que Pequim está preocupado com os possíveis efeitos na China das ações que vem sendo tomadas para ajudar a economia americana.
(Valor Online, com agências internacionais)

Nota do Editor - A China quer materializar uma velha idéia de De Gaulle, tido como louco por americanos e asseclas. Com a nova moeda a maquininha de fazer dólares perde a razão de existir. Minha bola de cristal mostra nuvens escuras no horizonte, enquanto o oráculo de Delfos diz que republicanos da seita Bush lançarão milhares de chicanos contra os chineses. Ao som de Maísa: "meu mundo caíu..." (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu