Combustíveis

O problema da gasolina é o álcool que vamos vender

Ponte Aérea por Xico Vargas (original aqui)
Do frentista dos postos ao povo que dá duro no corte de cana todos sabem que é o álcool - não a voracidade fiscal do governo ou a sede da rede distribuidora - que não deixa o preço da gasolina baixar. E o motivo é simples: o Brasil (Petrobras) vai encher a burra este ano com a exportação de álcool, principalmente para a Austrália e a Índia.

Os australianos tiveram milhares de hectares de cana calcinados nos incêndios do início do ano. A Índia perdeu 30% da safra de açúcar com a seca. Foi-se, assim, o melaço que lá se usa para produzir etanol. Antes desse desastre, apenas a Índia já tinha previsão de comprar do Brasil volume entre 300 e 500 milhões de litros de álcool. Agora, a encomenda vai aumentar.

Mas, voltando para o Brasil, a conta que nos cabe é a seguinte: em junho de 2007, para socorrer os usineiros, que andavam afogados em altos estoques, o governo autorizou aumentar de 23% para 25% a mistura de álcool na gasolina. Criou-se um capitalismo sem risco para os donos do álcool e a Petrobras botou mais uma grana em caixa. Ferrou-se o consumidor, porque os carros passaram a consumir mais, já que o álcool é combustível mais frio.

Como não há chance de o preço do álcool cair (pode até subir para reprimir o consumo interno), tampouco cairá o da gasolina. Pior: dificilmente o percentual da mistura à gasolina será reduzido. Por quê? Simples. Se isso acontecer, os carros (com mistura mais rica em gasolina) consumirão menos e a Petrobras deixará de ganhar uma erva sem tirar uma gota de óleo do chão. Impensável para uma empresa que, há pouco, andava de pires na mão porque seu caixa havia sido usado politicamente.

Por isso, o doutor Sergio Gabrielli pode ser muito bom de conversa, mas sua história sobre os preços da gasolina está mal contada. Preço menor que o de um litro d’água é deboche. Ou isso, ou somos um bando de idiotas, inclusive os ministros que trombetearam a queda nos preços para breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu