No pasarán

Um golpe em Cuba?

Marcos Guterman (Clique aqui e leia o original)
O ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda, razoavelmente respeitado por sua atividade acadêmica e autor de uma biografia de Che Guevara, surpreendeu ao
publicar um artigo na revista Newsweek, no qual afirma que um golpe foi abortado em Cuba.

No texto, ele diz que o então vice-premiê cubano, Carlos Lage, e o então chanceler, Felipe Perez Roque, conspiraram para derrubar o presidente Raúl Castro – com a ajuda do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Segundo Castañeda, Lage e Roque, “que procuraram Chávez ou foram procurados por ele” para ajudar no golpe, entendiam que Raúl estava disposto a fazer concessões em demasia, colocando em risco a revolução cubana. Chávez teria procurado apoio de outros líderes latino-americanos para a empreitada, diz Castañeda. A trama foi descoberta, e Lage e Roque, afastados.

O mexicano admite que não tem como provar o que escreveu, dizendo que as informações são “especulações” que chegaram a ele. Mas diz que o silêncio de Chávez após a demissão de Lage e Roque mostra que há algo no ar.

Nota do Editor - A simples menção do golpe fez com que Frei Betto abrisse um escritório para arregimentar mercenários. O grupo de resistência é composto pelo religioso, pelo escritor Fernando Morais, que terá a incumbência da estratégia e pelo ex-ministro José Dirceu, homem valente. Dele será o comando das operações militares. Generalíssimo Dirceu. De boina com estrela, igualzinho Che Guevara. Ontem os três foram vistos jantando no Fasano entre brindes: "No pasarán"... Na mesa ao lado banqueiros socialistas aplaudiam sem fazer alarde, como manda a etiqueta. (Sidney Borges)

Nota do Advogado do Editor - O comentário postado acima é mera ficção. Os notáveis da República citados não estão envolvidos em nenhum tipo de conspiração e os banqueiros felizes aplaudiram por aplaudir, não são socialistas. Até a torcida do Corinthians sabe que banqueiro socialista vai pro inferno. O fato de jantar no Fasano não torna ninguém simpático à causa cubano-fidelista, portanto, peço aos leitores para não levar em consideração as divagações do meu cliente. De vez em quando ele viaja. Em tempo, pode até ser que não eram eles no restaurante. Na penumbra todos os gatos são pardos, até os vermelhos. (Dr. Causídico das Arcadas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu