Espertices

Obama e os bandidos de Wall Street

Aos primeiros sinais da crise que se espalhou pelo mundo, lembrei, e escrevi, que tinha entrevistado Carlo Ponzi. O ítalo- americano, maior vigarista do século passado, vivia então de caridade anônima em um asilo de velhos, no Rio de Janeiro, onde viria a morrer. Sei que depois da minha visita, registrada em um texto publicado em “O Globo”, onde eu trabalhava como repórter, ele concederia longa entrevista a um colega de um jornal de Boston. Então, sua localização e sua situação se espalharam pelo mundo.

Nahum Sirotsky, correspondente iG em Israel
Ponzi foi o inventor do Golpe da Pirâmide, até hoje empregado, com ligeiras diferenças. A Pirâmide consiste em se obter depósitos que são devolvidos ao fim de pequeno prazo com altos juros. Respeita-se o compromisso até se reduzir o número de otários. Ponzi não aplicava um centavo - apenas se utilizava do dinheiro dos novos investidores para pagar os anteriores. Chama-se Pirâmide porque o número de depositantes vai diminuindo.

Lembro vagamente de ele me dizer, em um inglês com forte sotaque italiano, que não fosse pela desconfiança e pela denúncia de um cliente, ele teria se aposentado multimilionário. Pegou prisão. A mesma jogada foi aplicada pelo homem que deu prejuízo de US$ 50 bilhões por se fazer conhecido como aquele que aplicava com os mais altos resultados. Um gênio. Outros menos audazes vão surgindo, como o falso lorde que vivia no Texas e levou US$ 8 bilhões.

Existe a fórmula dos Nigerianos, que consiste, de forma geral, em um apelo que enviam por e-mail com a história de que altas autoridades mortas deixaram grandes depósitos que só podem ser movimentados com identidade estrangeira. Quem se associar, prometem, receberá altíssimo percentual. Mas precisa ajudar nos custos de advogado ou de corrupção de alguém. A vítima entra com poucos mil dólares que nunca são suficientes. Há casos de gente que vende a casa e viaja até a Nigéria, onde é recebido com honras, hospedado em hotel pré-pago, até acordar descobrindo que os nomes são falsos, não existem. Praticam este golpe há anos e sempre encontram otários. Um grande negócio.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu