Racistas e racismo = ignorância...


Fora do tempo

Sidney Borges
A vitória de Barack Obama coincidiu com a conclusão do mapeamento genético de africanos e asiáticos. O que já era mais ou menos óbvio aos pensantes dotados de sensibilidade, agora é verdade incontestável. Não há raças, somos todos iguais do ponto de vista genético. O que nos tornou claros, escuros ou amarelos foram características decorrentes do ambiente evolutivo. Se você não sabia e nem desconfiava, tenha agora plena certeza: Hitler era um ignorante preconceituoso. Como são seus seguidores da foto acima.

Comentários

Anônimo disse…
olá,sou natália e também moro em ubatuba e estudo na escola criar-te.
Estamos fazendo um trabalho sobre Ubatuba e gostaria de saber se o senhor saberia o porque do alto fluxo migratório para Ubatuba nem tão antigamente,mais ou menos na época que estavam abrindo as estradas como a Osvaldo Cruz e BR101.Nós fomos ontem no calçadão e perguntamos para 124 pessoas se elas nasceram aqui em Ubatuba,53 nasceram aqui e 71 não.Mas agora eu queria saber o porque dessas famílias terem vindo para cá e já estarem aqui a anos....por favor envie a resposta no meu e-mail:natalicat8@hotmail.com

Muito Obrigado,conto com a sua ajuda!
sidney borges disse…
Natália,

O grande crescimento demográfico observado em Ubatuba a partir da construção da BR-101 teve vários fatores. Nos primeiros anos da década de 1970 o Brasil viveu um boom econômico, o chamado "Milagre Brasileiro". Milhares de trabalhadores vieram construir a estrada, ao mesmo tempo que a pacata Ubatuba era descoberta por turistas de São Paulo e cidades do Vale do Paraíba.
Loteamentos foram abertos e as construções deram empregos aos que terminavam o trabalho na estrada e aqui queriam permanecer. A maioria trabalhadores originários de Ladainha, cidade do Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais. Depois vieram as famílias, os amigos, os amigos dos amigos... Havia empregos e terras disponíveis, tanto para comprar como para invadir. É notório que áreas de preservação ocupadas à margem da legislação acabaram sendo regularizadas por políticos interessados em montar currais eleitoreiros. Isso criou bairros carentes, de ocupação desordenada, que hoje necessitam de toda a atenção do governo. A vida calma, farta e barata, continuou atraindo muita gente, tanto para Ubatuba como para as outras cidades do Litoral Norte, transformando o panorama da região que hoje apresenta o maior crescimento demográfico do Estado. Cabe perguntar: crescimento ou inchaço? A história sempre pode ser explicada pelos movimentos econômicos. Todo homem busca certos ítens básicos para se fixar e constituir família. Emprego, moradia, hospital, escola e lazer são alguns. Este último ítem aqui é farto e barato (praias). Viver em Ubatuba era quase como ir para o Paraíso, com a vantagem de não precisar morrer. Pois bem Natália, foram esses alguns dos fatores que fizeram a população de Ubatuba crescer vertiginosamente. Hoje não há empregos, o atendimento médico é deficiente e a violência cresce assustando a todos. Falta de planejamento gera problemas de difícil solução. Vamos torcer para que o Brasil fique muito rico e as pessoas não precisem mudar de suas cidades para procurar trabalho. Espero que este texto lhe seja útil e se apresentar algum tipo de deficiência lembre-se que não sou sociólogo ou historiador, apenas jornalista.

Atenciosamente,

Sidney Borges

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu