Daily Míllor

Tempos sintáticos

Millôr Fernandes
Já que não estamos vivendo em tempos éticos nem estéticos, é fundamental, pelo menos, não abandonarmos os tempos sintáticos. E, como ouço sempre em bocas de jovens, e nem tanto, expressões como "Ela estava de topless" e até "Ela estava sem topless" (esta uma óbvia contradição em termos), esclareço que o verbo estar, na permissiva frase, não é regido por preposição.
Deve-se portanto, dizer apenas "Ela estava topless", isto sim é, estava sem a parte de cima (top) do maiô ou lá como se chama aquele esparadrapo que elas compram na Johnson & Johnson. Dizer "Ela estava de topless" é apenas uma esdruxularia semântica, mas "Ela estava sem topless" é uma burragem total. Pois sem (que quer dizer less) e less (que quer dizer sem) são duas negativas e duas negativas se anulam, como até o Lula sabe.
Dizendo "Ela estava sem topless" a pessoa acaba por afirmar o avesso do que pretende e quando pensa estar indicando alguém prafrentex, está dando a entender o exato contrário: alguém muito caretex.
A jovem está de top e é, pois, uma pessoa pundonorosa, quadrada, conseqüentemente partidária e defensora do topismo. Uma utópica, jamais uma topelada.
(Leia mais do DailyMillor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?