Ubatuba em foco

Recursos humanos na Educação Municipal – 2001-2004

Corsino Aliste Mezquita
“Iniciamos 2001 com apenas 15 (quinze) escolas organizadas como unidades de despesa e possibilidade de possuir diretor. O número de alunos atendidos pela Secretaria era de 7.300 (sete mil e trezentos). Encerramos 2004 com 13.000 (treze mil) alunos atendidos, 32 (trinta e duas) escolas organizadas como unidades de despesa e com seus gestores nomeados em plena atividade.
Providências as mais diversas tiveram que ser tomadas para acompanhar o crescimento com soluções urgentes e viáveis. Entre elas podemos citar:
a) Municipalização de professores da Rede Estadual que ficavam adidos com a municipalização dos alunos. Municipalizamos 65(sessenta e cinco), ao todo, e desse número, estão trabalhando 54 (cinqüenta e quatro). Nove aposentaram e dois solicitaram a desvinculação da Secretaria.
b) Nomeação de alguns professores (11 –onze) remanescentes do concurso realizado em 1998, e nomeação, em fevereiro de 2001, de PEB II para os cargos oferecidos em 2000, ao apagar as luzes da administração anterior.
c) Criação de 150 (cento e cinqüenta) funções de Professores Adjuntos e legislação apropriada para sua contratação.
d) Criação de 80 (oitenta) cargos de PEB I, 15 (quinze) cargos de Educação Física PEB II e 15 (quinze) cargos de Educação Artística PEB II.
e) Criação de 5 (cinco) cargos de Diretor de Escola e 5 (cinco) cargos de Vice-Diretor de Escola.
f) Realização de concurso em 2001 para Professor de Educação Básica I –PEB I e chamamento dos aprovados até o n° 159.
g) Realização de prova seletiva para adjuntos, em 2002, tanto para PEB I, como para PAEB II de todas as disciplinas do Núcleo Comum e do Ensino Profissionalizante e chamamento dos classificados.
h) Realização de concurso, em 2004, para o cargo de Auxiliar de Serviços Infantis.
i) Realização de concurso, em 2004, para os cargos de Educação Física, PEB II, Educação Artística, PEB II e Geografia, PEB II.
j) Convocação de número igual de classificados que de vagas existentes para escolha de seus cargos em novembro de 2004, após concurso de remoção, de PEB I, PEB II, de Educação Artística, Geografia e Auxiliar de Serviços Infantis.
Todos os profissionais aqui relacionados tiveram cursos de formação em serviços –PEC- de 72 (setenta e duas) horas por ano nos exercícios de 2002,2003, e 2004, que bastante influenciaram na qualidade de ensino e no aperfeiçoamento dos processos educacionais e nos procedimentos pedagógicos.
O treinamento de Diretores, Vice Diretores e Supervisores foi realizado em ambiente retirado para que os profissionais não ficassem dispersos com outros afazeres ou preocupações.
Dirigentes, Professores e Auxiliares de Serviços Infantis, foram treinados por professores especialistas da UNITAU, da Fundação ORSA e por outros especialistas, professores e doutores em recursos humanos.
A todos aqueles que conosco trabalharam contribuindo para o sucesso dos programas educacionais e das ações da Secretaria deixamos aqui nosso agradecimento pessoal e o testemunho de que as coisas só dão certo quando todos e cada um cumprimos com nosso dever profissional e de cidadania”.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

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