Manchetes do dia

Sexta-feira, 22 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"STF veta contratação de parentes até terceiro grau"
Ao aprovar sua 13º súmula vinculante, que veta contratação de parentes nos três Poderes, o Supremo Tribunal Federal definiu que a medida atingirá familiares até o terceiro grau. O tribunal vetou o nepotismo cruzado, em que um servidor contrata parentes de outro. Assim de acordo com a súmula do Supremo, os agentes públicos brasileiros não poderão contratar seus pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, tios, sobrinhos, sogros, cunhados, genros e noras para trabalhar no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. O ministro Ricardo Lewandowski afirmou,, porém que “a realidade é tão multifacetada que é necessário analisar caso a caso”. Anteontem, o tribunal já decidira por unanimidade proibir o nepotismo nos três Poderes, mas faltava ainda editar o texto da súmula. Congressistas criticaram o STF, mas prometeram demitir os parentes. Ao menos 22 deputados e 9 senadores empregam familiares. “Vou ter de dispensar um parente meu que trabalha no gabinete”, afirmou o presidente do Congresso, Garibaldi Alves (PMDB-RN).


O Globo

"Rio tem 100 candidatos acusados de homicídio"
Após constatar que há 100 candidatos acusados ou já condenados por homicídio no Estado do Rio, o Tribunal Regional Eleitoral pediu a instalação de um detector de metais em sua entrada. “Infelizmente, essa é a nossa realidade”, diz o vice-presidente do TRE, Alberto Motta Moraes, que há 36 anos atua na área criminal. Há pouco mais de uma semana, um advogado denunciou a presença de pistoleiros no plenário do TRE. Em Brasília, o presidente do TRE, Roberto Wider, disse que o setor de inteligência da Polícia Federal apontou 20 áreas do Rio e da Baixada que receberão tropas federais para garantir a segurança da campanha. São comunidades onde a lisura das eleições está ameaçada por milícias ou pelo tráfico. Candidatos com ficha suja continuam a desfilar no horário eleitoral dos que disputam vaga de vereador.


O Estado de São Paulo
"Governo obriga Petrobras a cancelar venda de mina"
O Planalto mandou a Petrobras desfazer um negócio estimado em US$ 150 milhões, relatam de Brasília as repórteres Lu Aiko Otta e Fabíola Salvador. A estatal tinha vendido à empresa canadense Falcon parte de uma mina de silvinita do município de Nova Olinda do Norte (AM). O presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ficaram contrariados com a venda. A silvinita serve para a obtenção de potássio, matéria-prima dos fertilizantes – insumo considerado estratégico pelo Planalto para o Brasil manter a liderança na produção agrícola mundial. Há cerca de duas semanas, Dilma determinou pessoalmente ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que desfizesse o negócio, mesmo que isso exigisse o pagamento de multa. Nos bastidores do governo, o episódio é apontado como exemplo de que os interesses da Petrobras nem sempre coincidem com os do Planalto.


Jornal do Brasil
"Congresso começa a demitir parentes"
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo a prática de nepotismo nos três poderes, obrigou deputados e senadores a começarem a exonerar filhos, mulheres, irmãos, sobrinhos, cunhados e netos. Levantamento inicial do JB mostra pelo menos 30 casos de contratação de parentes no Congresso. O primeiro a anunciar publicamente a demissão de familiar foi o presidente do Senado, Garibaldi Alves. Ontem, o STF, aprovou texto final da súmula que impede a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau. Os ministros agora estudam como evitar a chamada nomeação cruzada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu