Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula vai criar empresa para explorar o pré-sal"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em reunião com presidentes e líderes de partidos aliados que criará uma nova estatal para cuidar apenas das reservas de petróleo da camada pré-sal ainda não leiloadas, informa Kennedy Alencar. Segundo participantes do encontro, Lula afirmou já ter concluído que é necessária uma empresa só para cuidar do assunto. Planeja utilizar as verbas da extração futura do petróleo do pré-sal para combater a miséria e aplicar na educação. Lula tentou desarmar resistências a um novo marco regulatório e obter apoio à criação da estatal. Ele quer usar o pré-sal para fortalecer e tentar eleger o sucessor em 2010,, embora a exploração em larga escala deva demorar alguns anos. De manhã, em reunião de ministros o principal ponto debatido fora como aplicar as verbas da exploração do pré-sal sem gerar inflação. O governo debate um modelo que preveja a manutenção no exterior de boa parte da verba.


O Globo
"Rio: só 7% dos moradores confiam plenamente na PM"
Um estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do estado, revela que só 7% dos habitantes da Região Metropolitana do Rio confiam totalmente na Polícia Militar e 70,3% consideram ruim ou péssima a distribuição do policiamento ostensivo nos bairros. No caso da Polícia Civil, o índice dos que confiam totalmente cresce para 9,2%. O presidente do ISP, tenente-coronel Mário Sérgio Duarte, avaliou que as polícias terão de se esforçar para obter a confiança da população. O estudo, intitulado Desenvolvimento de Metodologia e Aplicação de Pesquisa de Vitimização na Região Metropolitana do Estado do Rio, constatou também que a bala perdida é o maior temor dos moradores do Grande Rio (57%), seguida de tiroteios (43,5%) e assaltos a residência (37,69%).


O Estado de São Paulo
"Taleban mata 10 soldados franceses"
Insurgentes do Taleban promoveram ontem dois ataques contra tropas estrangeiras no Afeganistão. Perto da capital Cabul, cerca de 100 rebeldes mataram 10 soldados franceses e feriram outros 21. Na fronteira com o Paquistão, um grupo de homens-bomba se lançou contra uma base americana, matando 12 civis e deixando 9 militares feridos. Atentados promovidos pelos insurgentes estão se tornando cada vez mais freqüentes no Afeganistão, onde 183 militares estrangeiros foram mortos neste ano. Afastado do poder em 2001, quando os EUA invadiram o país, o Taleban volta a dar demonstrações de força, com ataques mais complexos e organizados. Além de bombas em estradas e ataques suicidas, os rebeldes vêm usando artilharia variada e realizando ofensivas coordenadas em várias frentes. Antes restrito a áreas tribais, o Taleban tem se aproximado de Cabul – como demonstra o ataque aos franceses que faziam reconhecimento nas montanhas de Surobi, a 50 quilômetros de Cabul. O Afeganistão está se tornando, ainda um dos destinos preferidos de terroristas árabes.


Jornal do Brasil
"Governo decide criar nova estatal"
A decisão já está tomada no Palácio do Planalto: o governo deixará a Petrobras fora da gestão dos megacampos de petróleo e criará uma estatal para administrar as reservas do pré-sal. Deve ser enxuta, mas dotada de superpoderes. O presidente Lula quer manter no Brasil os recursos originados da exploração. Para tentar evitar a mudança do modelo, as multinacionais prometem não exportar o petróleo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu