Manchetes do dia

Segunda-feira, 18 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Cresce total de alunos pobres na universidade"
A presença no ensino superior de alunos com renda familiar mensal de até três salários mínimos cresceu 49% de 2004 a 2006, mostram dados tabulados pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade. A fatia passou de 10,1% para 15,1%. Na população em geral, a proporção de pessoas com essa faixa de renda aumentou 8% no mesmo período. O ingresso de alunos pobres na universidade foi impulsionado pelo ProUni – programa federal que desde 2005 dá bolsas de estudo -, dizem especialistas.Outros motivos são a maior oferta de vagas e mensalidades menores. Mas o crescimento pode ser afetado, no médio e no longo prazo, pelo baixo desempenho do ensino médio.


O Globo
"Governo favorece as prefeituras aliadas do Rio"
O governo federal abriu os cofres para as prefeituras aliadas no Estado do Rio. Levantamento de contratos feitos com as maiores cidades fluminenses, desde 2005, revela favorecimento a municípios comandados pelo PT ou pela ala governista do PMDB. (...)


O Estado de São Paulo
"Empréstimos bancários para empresas crescem 30%"
A retração na oferta de crédito internacional e no lançamento de ações obrigou as empresas brasileiras a buscarem alternativas no mercado interno para financiar investimentos, apesar da alta dos juros. Nos quatro principais bancos nacionais (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco) o crédito para grandes empresas cresceu 30% no primeiro semestre e somou R$ 180,3 bilhões. (...)


Jornal do Brasil
"Inimigo da Amazônia no próprio governo"
Embora comemore a queda de 50% no desmatamento da Amazônia em julho, em comparação a junho, está no próprio governo federal um dos grandes inimigos da floresta. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aparece quatro vezes na lista dos 25 maiores desmatadores da região. O Ibama, que pune crimes relacionados à floresta, reclama que grande parte das multas não é paga. Só 1,5% do total é efetivamente arrecadado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu