Angra 3

Solução para lixo de Angra 3 domina reunião do governo

Agencia Estado
A questão do armazenamento dos resíduos nucleares de Angra 3 e de outras futuras usinas dominou a reunião realizada hoje, no Palácio do Planalto, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nove ministros para discutir o futuro da Política Energética Brasileira. Segundo fontes que acompanharam a reunião, o Comitê de Desenvolvimento da Política Nuclear Brasileira terá agora um prazo de 60 dias para encaminhar ao presidente uma proposta consolidada para a expansão do uso da energia nuclear no País e para a questão dos resíduos.

De acordo com as fontes, o destino do lixo nuclear é o principal gargalo que impede um avanço mais intenso da energia nuclear no Brasil. No licenciamento prévio da usina de Angra 3, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exigiu que a estatal Eletronuclear apresente, antes de pôr a usina para funcionar, uma solução para o problema. A exigência criou polêmica com a área energética do governo. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, inclusive argumentou que hoje no mundo não existe uma solução definitiva para os rejeitos nucleares.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já chegou a anunciar que aceitaria uma solução intermediária, o armazenamento desse material em depósitos subterrâneos. O que a área ambiental não quer, em hipótese alguma, é que o lixo de Angra 3 e das próximas usinas seja armazenado em piscinas dentro das próprias usinas, como acontece hoje com Angra 1 e 2.

500 anos

Segundo as fontes que acompanharam a reunião interministerial, a Eletronuclear apresentou hoje na reunião no Palácio do Planalto uma solução diferente dessa das piscinas. Minc ouviu a apresentação e pediu mais detalhes sobre a alternativa. De acordo com fontes, a proposta garantiria, pelo menos, 500 anos de proteção máxima para o lixo nuclear.
Na avaliação do governo, é primordial encontrar uma tecnologia para o armazenamento dos rejeitos que agrade a área ambiental. Sem isso, planos já anunciados com os de construir mais quatro usinas nucleares, além de Angra 3, nas próximas décadas, seriam postergados. (A Tarde)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu