Manchetes do dia

Sábado, 12 / 01 / 2008

Folha de São Paulo
"Planos de saúde prevêem aumentar preços em até 10%"
Entidades de saúde privada prevêem aumentos de até 10% no valor dos planos de saúde em razão da ampliação da cobertura obrigatória anunciada na quinta-feira pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Elas ameaçam ainda ir à Justiça caso o reajuste de mensalidades, que será autorizado em maio, pela agência, não contemple os procedimentos.
A ANS, que define o reajuste mas não limita o valor máximo da contratação dos planos, já havia adiantado anteontem que o reajuste será como nos outros anos e que irá observar o impacto da inclusão dos novos procedimentos para determinar o aumento em 2009.
A nova lista tem 2.973 itens e inclui sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, exames de DNA para detecção de doenças e laqueadura, entre outros procedimentos. A obrigatoriedade vale a partir de 2 de abril, e há multas previstas para quem não oferecer os serviços.


O Globo
"Inflação oficial sobre pela primeira vez desde 2002"
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), da meta do governo, fechou 2007 em 4,46%, invertendo uma tendência de queda em relação ao ano anterior que vinha sendo registrada, sistematicamente, desde 2002. A alta generalizada dos preços de alimentos - como carne, feijão e leite - foi decisiva para o resultado do índice que, por pouco, ficou dentro da meta de 4,5%. No ano anterior, a taxa tinha ficado em 3,14%. Em dezembro, o IPCA teve alta de 0,74%, a maior para o último mês do ano também desde 2002, quando bateu 2,10%. Curiosamente, um dos fatores que mais contribuíram para segurar a inflação no ano foi o preço da energia elétrica, que caiu 6,16%. Agora, a expectativa é de alta.


O Estado de São Paulo
"Inflação volta a subir após 4 anos, mas fica na meta"
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2007 em 4,46%. Embora bem próximo da meta definida pelo Banco Central, que era de 4,5%, o resultado reverteu a trajetória de queda da inflação que vinha desde 2003. O IPCA também chegou ao fim do ano com o pé no acelerador, por causa do preço dos alimentos: o índice foi de 0,74% em dezembro, quase o dobro do de novembro (0,38%). Para este início de 2008, os alimentos poderão se manter em alta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que apura o IPCA. A pressão dos alimentos foi provocada especialmente por condições climáticas desfavoráveis a produtos como feijão (alta de 144,42% no tipo carioca, no ano passado) e batata inglesa (alta de 68,6%), além de preços elevados das commodities (como milho e soja) no mercado internacional. Entre os itens que contribuíram para conter a inflação em 2007, destacam-se energia elétrica (-6,16%), gasolina (-0,69%), seguro de automóveis (-14,94%) e artigos de TV, som e informática (-9,93%).


Jornal do Brasil
"Lagoa já tem 2 mil que pagarão IPTU em juízo"
Pelo menos 2 mil contribuintes da Fonte da Saudade já decidiram assinar a petição em que a associação dos moradores pedirá o pagamento do IPTU em juízo. A presidente da entidade, Ana Simas, disse que uma reunião está marcada para a noite do dia 20 - logo depois da passeata que ocorrerá no Leblon em defesa do boicote ao imposto. Na ocasião, eles decidirão os últimos detalhes da ação judicial. "Poderemos até perder na Justiça. Não tem problema. Mas assim estaremos exigindo que o dinheiro seja bem aproveitado pela prefeitura".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu