Manchetes do dia

Terça-feira, 08 / 01 / 2007

Folha de São Paulo
"Governo muda crédito para aposentado"
O governo vai alterar as regras do crédito consignado, com desconto em folha, para aposentados e poderá obrigá-los a pagar mais por esse tipo de empréstimo. A intenção é reduzir o limite de renda mensal que os aposentados podem comprometer com esse tipo de operação e ampliar o prazo de pagamento da dívida. O INSS deverá editar medida sobre o assunto ainda nesta semana.


O Globo
"Para conter assaltos, Cabral quer proibir carona em motos"
Com o objetivo de reduzir crimes praticados por motoqueiros, o governador Sérgio Cabral anunciou ontem que estuda a possibilidade de baixar um decreto proibindo a circulação de motos com caronas no estado. A medida, adotada em Bogotá, na Colômbia, reduziu os índices de criminalidade. O governo entende que os garupas, armados, é que abordam as vítimas. Na Colômbia, os pilotos são obrigados a usar um colete com o número da placa da moto. A iniciativa seria uma medida de emergência para conter assaltos como o que vitimou o médico Lídio Toledo Filho no Alto da Boa Vista, na noite de reveillon. Segundo o governador, a proibição de carona é a medida mais radical e só será aplicada se outras ações não surtirem efeito. Cabral assinou ontem um decreto que atribui à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis o poder de fiscalizar os ferros-velhos a fim de reduzir os roubos de carros para venda de peças.


O Estado de São Paulo

"Falta de chuvas faz governo ligar usinas térmicas"
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) está mantendo em operação todas as usinas térmicas disponíveis para a geração de energia, com o objetivo de suprir as limitações das hidrelétricas. Isso porque a escassez de chuvas está reduzindo a quantidade de água disponível nas hidrelétricas. A água armazenada no Sudeste caiu para 44% da capacidade dos reservatórios, apenas 5,6 pontos porcentuais acima do mínimo fixado pelo governo. Os reservatórios costumam estar cheios em janeiro, mas o volume de chuvas em 2007 ficou abaixo do habitual. No Norte, choveu menos 64% do que a média dos últimos 76 anos. Um problema adicional é a falta de gás natural, um dos combustíveis usados nas usinas térmicas - que só estão conseguindo produzir menos da metade de sua capacidade. A estiagem já fez os preços da energia subirem mais de 90% no mercado de atacado. A excessiva dependência das hidrelétricas é apontada por relatório da consultoria internacional Frost & Sullivan como principal fator de risco ao setor energético brasileiro. O documento, assinado pelo consultor Jorge de Rosa, alerta para o risco de racionamento antes de 2010.


Jornal do Brasil
"INSS muda regras para empréstimos"
A aprovação de operações de crédito consignado a aposentados e pensionistas foi suspensa pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos primeiros dias do ano, para que sejam adotadas novas regras, aprovadas dia 20. Houve a extensão do prazo máximo dos empréstimos de 36 para 60 meses, enquanto foi reduzido de 30% para 20% o valor mensal do benefício que pode ser utilizado para pagamento das prestações do financiamento. Outros 10% poderão ser usados por meio de cartões de crédito - no caso, as taxas de juros serão limitadas ao máximo de 3,70% ao mês. Antes mesmo de detalhar as mudanças, o INSS já é criticado pelos bancos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu