Em defesa do "democrata"...

PT critica "direita que planeja calar Chávez"

Brasília. Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter saído em defesa do venezuelano, Hugo Chávez, no polêmico bate-boca com o rei da Espanha, ontem seu partido, o PT, atacou os críticos do ingresso da Venezuela no Mercosul e vinculou a monarquia espanhola ao fascismo.
Em artigo publicado no site do partido na internet, o secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar, frisa: "Para quem não lembra, a República espanhola foi esmagada por um levante fascista, que restaurou a monarquia":
"Depois da morte de Franco, Juan Carlos foi coroado e jogou um papel no mínimo controverso no processo de redemocratização", escreveu Pomar, que lidera a tendência mais à esquerda do PT.
Na Cúpula Ibero-Americana, ocorrida sábado no Chile, Juan Carlos mandou Chávez se calar quando o presidente venezuelano sustentava uma discussão com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que defendia seu antecessor, José María Aznar, chamado de fascista por Chávez.
- Que autoridade moral tem um monarca para mandar calar a boca de alguém que foi eleito pelo povo? - perguntou o dirigente do PT. - Calar Chávez é o sonho de muita gente. Toda a direita, os reacionários do mundo, querem calar Chávez e se agarraram à frase do rei, um monarca que teve uma relação muito específica com o fascismo.
O dirigente do partido de Lula criticou ainda os parlamentares brasileiros que se manifestaram contrários ao ingresso da Venezuela no Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O processo de adesão venezuelana ainda não foi referendado pelos Congressos do Brasil e do Paraguai.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu