Contra-senso alado

Airbus não explica permissão de vôo com reverso travado

À CPI, diretor não apresenta justificativa técnica para a orientação de voar até 10 dias com reverno pinado

BRASÍLIA - O gerente residente de Apoio ao Cliente da Airbus no Brasil, Mário Antônio de Oliveira Colaço, afirmou que, para a empresa, não há problema de os aviões voarem com reverso pinado por até dez dias. Ele confirmou que o manual da Airbus dá esse prazo para o conserto de reversos, mas não apresentou aos deputados da CPI da Crise Aérea uma justificativa técnica para essa orientação.
Colaço, que está na Airbus desde 2002, disse que não é engenheiro e que seu conhecimento sobre os aviões é genérico. Ele informou, no entanto, que o prazo sugerido pela Airbus para troca de um reverso pinado deve ser avaliado pela companhia aérea, que tem autonomia para decidir se conserta em um dia ou em dez. Ele lembrou que a empresa aérea pode pedir, inclusive, uma extensão desse prazo e que cabe à autoridade do setor (no caso, a Anac) fiscalizar o procedimento.
O presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse que a Airbus deveria estar preocupada com o defeito dos reversos, já que houve quatro acidentes em outros países por causa do mesmo problema. O relator, deputado Marco Maia (PT-RS), lembrou que o Airbus utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não viaja com o reverso pinado. Em resposta aos parlamentares, Colaço reiterou que a decisão sobre voar com o reverso inoperante é da própria companhia aérea, que pode ou não adotar posição mais restritiva.

Sem respostas

O gerente da Airbus disse desconhecer os dados sobre a investigação do acidente com o avião da TAM, em 17 de julho. Alegando falta de conhecimento técnico, ele não respondeu à maioria das perguntas do relator. A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) e o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) chegaram a sugerir a suspensão do depoimento, mas o relator decidiu prosseguir com as perguntas.

Leia mais

Nota do editor - Não existe justificativa técnica para os dez dias. Por que não nove ou oito? Quebrou, tem de consertar. O único vôo permitido com o reverso pinado deveria ser até a oficina. A Airbus pisou feio no tomate. Deveria pagar pelo erro. Com multas. Pesadas. Burrice merece castigo. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu