Terra Brasilis
TAM fez vistorias com atraso no Airbus que caiu
De Alan Gripp em O Globo, hoje:
BRASÍLIA - A TAM fez com atraso pelo menos seis inspeções obrigatórias no Airbus A-320, que, no dia 17 de julho, explodiu em Congonhas, matando 199 pessoas. As vistorias fora do prazo ocorreram em junho e julho, sendo uma delas no dia da tragédia. As irregularidades serviram para revelar a fiscalização frouxa da Agência Nacional de Aviação Civil, que só descobriu os atrasos e multou a TAM após ser provocada pela CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Os autos de infração foram lavrados nesta semana. Todos no mesmo dia: terça-feira (7 de agosto).
Segundo documentos da Anac, os atrasos aconteceram em cinco inspeções "daily" (diária) e uma "weekly" (semanal). São vistorias de rotina, feitas nos hangares das companhias nos aeroportos, e exigidas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica. Segundo o manual da TAM, no Airbus A-320, as inspeções diárias têm que ser feitas a cada 48 horas e as semanais, a cada oito dias. A Anac não informou o tamanho do atraso".
Nota do editor - Em certas atividades humanas não cabe o "jeitinho brasileiro". A aviação é certamente uma delas. Se a TAM não fez a manutenção corretamente e se os órgãos responsáveis não fiscalizaram, rua com os responsáveis. Ainda vai morrer muita gente por falta de ação daqueles que deveriam trabalhar mais e falar "menas" asneiras. Com a atitude passiva que há, nem em quinhentos anos sairemos do lugar. Viva o subdesenvolvimento, marca registrada do Brasil. (Sidney Borges)
De Alan Gripp em O Globo, hoje:
BRASÍLIA - A TAM fez com atraso pelo menos seis inspeções obrigatórias no Airbus A-320, que, no dia 17 de julho, explodiu em Congonhas, matando 199 pessoas. As vistorias fora do prazo ocorreram em junho e julho, sendo uma delas no dia da tragédia. As irregularidades serviram para revelar a fiscalização frouxa da Agência Nacional de Aviação Civil, que só descobriu os atrasos e multou a TAM após ser provocada pela CPI do Apagão Aéreo na Câmara. Os autos de infração foram lavrados nesta semana. Todos no mesmo dia: terça-feira (7 de agosto).
Segundo documentos da Anac, os atrasos aconteceram em cinco inspeções "daily" (diária) e uma "weekly" (semanal). São vistorias de rotina, feitas nos hangares das companhias nos aeroportos, e exigidas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica. Segundo o manual da TAM, no Airbus A-320, as inspeções diárias têm que ser feitas a cada 48 horas e as semanais, a cada oito dias. A Anac não informou o tamanho do atraso".
Nota do editor - Em certas atividades humanas não cabe o "jeitinho brasileiro". A aviação é certamente uma delas. Se a TAM não fez a manutenção corretamente e se os órgãos responsáveis não fiscalizaram, rua com os responsáveis. Ainda vai morrer muita gente por falta de ação daqueles que deveriam trabalhar mais e falar "menas" asneiras. Com a atitude passiva que há, nem em quinhentos anos sairemos do lugar. Viva o subdesenvolvimento, marca registrada do Brasil. (Sidney Borges)
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