Da série: A Saúde está doente...

Resposta ao Dr. Ricardo Cortes

Estamos encaminhando, a pedido do Dr. Eduardo de Carvalho Ferraz, Diretor Técnico da Santa Casa de Ubatuba, carta que responde as acusações feitas pelo Dr. Ricardo Cortes, em carta aberta enviada à imprensa em 20 de julho último.

Ubatuba, 02 de Agosto de 2007.
Ofício n° 026/2007 - DT
Referência: Carta de 20/07/2007 - Dr. Ricardo.

Ilmo. Sr.
Dr. Ricardo Cortes
Médico Ortopedista – CRM 39.100

Prezado Senhor:

Em atenção ao manifesto de Vossa Senhoria, venho através dessa informar:
Em relação aos materiais permanentes citados por V. Sa. anexo o Memorando 25 que contradiz sua afirmação.
Quanto ao material de ortese, informo que já foi solucionado antes de sua manifestação.
Os materiais de prótese não se aplicam a este hospital por não sermos credenciados para tais procedimentos perante aos SUS e ao bom senso por não recebermos ressarcimento desses materiais como V. Sa. afirmou.
Se ocorreram “gambiarras” neste hospital, essas foram efetuadas por V. Sa. ao atender pacientes sob sua responsabilidade.
Cirurgias eletivas não estão sendo realizadas rotineiramente neste hospital, já há mais de seis meses em todas as áreas, não só na ortopedia. Assim sendo é uma falta total de responsabilidade internar pacientes para esses procedimentos sem autorização da Direção do Hospital, principalmente quando se trata de cirurgias que não estamos credenciados a realizar ou mesmo condições adequadas de fazê-las colocando em risco o paciente.

Aproveito a ocasião para completar as correções necessárias para adequar de maneira definitiva a assistência ortopédica nesta Santa Casa:
Torno a solicitar de V. Sa. que nos forneça com urgência seu “título de ortopedista” como é exigido nos Estatutos dessa Irmandade, assim como sua “certidão de quitação com o CRM” e os demais documentos solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos.
Reitero a solicitação de elaborar a rotina e os Protocolos da ortopedia.
Reitero a solicitação de que preencha adequadamente os documentos pertinentes ao prontuário do paciente (Resolução 70/90 CRM).
Solicito que estabeleça e cumpra rotinas e horários do ambulatório de ortopedia sob sua responsabilidade, além da elaboração de prontuário dos pacientes atendidos.
Solicito também que nos seja fornecido o “título de especialidade em radiologia” para poder continuar respondendo pelo Serviço de Radiologia do Hospital.


Sem mais para o momento.

Dr. Eduardo de Carvalho Ferraz
Diretor Técnico – CREMESP 39887
CPF 975.427.768-00

C/C Para:
Presidente da República
Governo do Estado de São Paulo
Prefeito Municipal de Ubatuba
Ministério da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Ministério Público
Imprensa Local
Conselho Regional de Medicina
Conselho de Ética Médica da Santa Casa de Ubatuba
Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba
COMUS

Fonte: PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu