Ubatuba em foco

Mudança de Município

Um dia, a população de um bairro no município de Campinas, (Betel) sentiu-se indignada com o desprezo que várias administrações da cidade vinham impondo à aquele bairro, resolveram tomar posição, e foram ao extremo de pedir a mudança da administração do bairro para outro município visinho, (Paulínia), município este que tratava com mais dignidade e respeito, todos os bairros da periferia da cidade. Foram feitos os levantamentos iniciais, tais como: consulta à população em geral, constitucionalidade da mudança, consulta ao governo estadual etc. Ficou decidido, que seria feito um plebiscito entre a população do bairro, se aprovado seria concretizado a mudança. A aprovação foi total e a mudança concretizada. Hoje, houve uma melhora significativa no bairro e a população está muito satisfeita com a nova administração.
O objetivo deste comentário é traçar um paralelo com o que acontece hoje no bairro da Maranduba, no litoral norte do estado de São Paulo. O bairro é administrado por Ubatuba, cujos interesses dos administradores do município é simplesmente arrecadar tributos na região, e nada fazem de benefício para a população daquela localidade. O bairro está em um total estado de abandono; segue alguns exemplos: “Plano Extraordinário de Obras” referente à asfalto: este asfalto foi pago na administração do Sr. Paulo Ramos entre 1995 e 1996, e até hoje nada foi feito, (já se passaram onze anos), as ruas estão abandonadas; existia uma ponte sobre o rio Maranduba, que caiu há muito tempo, e a população construiu uma ponte de madeira, que também já era, e a Prefeitura nada fez até agora; a proliferação de caramujos africanos é muito grande; os terreno baldios estão um verdadeiro matagal, ninguém providencia limpeza; na época de temporada os lixos se acumulam de tal forma, que atrai muitos urubus para o local; poças de águas para criar mosquitos da dengue estão em toda parte, os ladrões agem a vontade invadindo casas de veraneios, levando tudo que podem. Ainda hoje assistimos estas diferentes interpletações de direitos entre o parque Trombini e o parque instalado na Maranduda.
Amigos da Maranduba, vamos deixar de ser sómente fontes de renda para a Prefeitura, vamos reagir e exigir nossos direitos. Está lançada a idéia: Caraguatatuba está aí, muito bem administrada, uma política administrativa bem diferente da que “conhecemos”, e mudar a divisa está a nosso alcance.

Outra opção é a emancipação da Região sul de Ubatuba. Com a palavra, as lideranças da Região Sul.

Vitor Teixeira
Campinas S.P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu