Golpe por telefone. Cuidado!

Instituto São Paulo Contra Violência ensina como evitar falso seqüestro

da Folha Online

Para evitar o golpe do falso seqüestro, o Instituto São Paulo Contra a Violência divulgou uma lista com dicas, preparadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), para alertar sobre as táticas usadas por criminosos nesse crime. As dicas também orientam sobre como proceder nesses casos. Nesta quinta-feira a Polícia Militar impediu que uma mulher fosse vítima do golpe do falso seqüestro na Lapa (zona oeste de São Paulo). No último dia 12, uma mulher de 67 anos morreu vítima de um infarto após receber uma ligação dizendo que seu filho havia sido seqüestrado.
O golpe é normalmente aplicado por presidiários que portam telefones celulares em suas celas. De acordo com o instituto, geralmente as pessoas que recebem as ligações entram em pânico e, em alguns casos, aceitam as exigências dos criminosos. Na maioria dos casos, os golpistas exigem das vítimas a compra de cartões de recarga de celular ou depósito em uma conta indicada pelo criminoso.
De acordo com a lista, primeiramente os criminosos pedem informações ou passam notícias que abalam as vítimas ao telefone - como por exemplo dizer que um parente está sob a mira de uma arma. Os telefonemas são principalmente do Rio de Janeiro.
Na seqüência pedem dinheiro ou que a vítima compre cartões de recarga de celular. Eles exigem que as vítimas façam depósitos bancários ou passem os números dos cartões de recarga pela mesma ligação.
De acordo com o instituto, nos últimos casos os criminosos ligaram pela madrugada e ameaçam matar a suposta vítima caso a polícia seja avisada por quem atendeu ao telefone.

O que fazer

De acordo com o instituto, para não ser vítima desse golpe, as pessoas não devem dar informações suas ou de familiares ao telefone. Os empregados e a família devem ser orientados para agir da mesma forma.
Não atender ligações a cobrar. Antes que a ligação se complete, o ideal é desligar o telefone.
Quando atender, ao perceber que se trata de uma ameaça, desligar o telefone. Se receber esse tipo de ligação, verificar se o parente - que os criminosos dizem estar seqüestrado - está bem.
As pessoas não devem atender as exigências dos criminosos. A vítima de uma tentativa de golpe deve registrar a ocorrência na delegacia mais próxima, alerta o instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu