Começa uma nova Campanha da Fraternidade

“A Fraternidade e a Amazônia”
“Vida e missão neste chão”


Desde 2002 com a Campanha da Fraternidade dedicada aos povos indígenas, a sociedade e até mesmo a Igreja, voltou-se para a Amazônia. Depois, em 2004, a Campanha da Fraternidade volta a falar desta riqueza ao tratar sobre o tema a água: “Água fonte de vida” revelando todo imenso potencial hidrográfico da região.
Hoje, chegou a vez da Amazônia ser discutida diretamente. Com o tema “Vida e missão neste chão” a Campanha da Fraternidade 2007 pretende despertar de vez uma consciência antropológica e ecológica da dimensão sócio-transformadora da própria Igreja.
A Amazônia é, sem dúvida, um dos maiores, complexos e ricos biomas do mundo. Sua extensão corresponde a 5% da superfície da Terra, 405 da América do Sul, 59% do Brasil e contém 20% da disponibilidade mundial de água doce não congelada e mais, 80% da água disponível no País.
Abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minérios. Sua diversidade biológica de ecossistemas e espécies é a mais intensa e rica do planeta: cerca de 30% de todas as espécies de fauna e flora do mundo encontram-se nesta região. O sistema fluvial Amazonas-Solimões-Ucally representa o mais extenso rio do mundo: 6.671 quilômetros. A Amazônia é formada por dez Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.
Será que ainda é preciso questionar a urgência na preservação desta área de Vida?


Objetivos da Campanha da Fraternidade


Levar as comunidades e a sociedade a refletir e olhas, ao mesmo tempo, para a própria realidade local, para a realidade da Amazônia e para a realidade nacional, em vista de uma mudança de mentalidade e de modo social.
Hoje, a Amazônia se torna um desafio. Os diversos movimentos sociais e de ecologia, as comunidades tradicionais e a própria Igreja discutem os impactos sobre a floresta em termos da devastação, da ameaça à riquíssima biodiversidade, da ocupação, do uso predatório dos bens naturais e até mesmo da deteriorização de uma cultura. Sua ocupação tem gerado disputa por territórios, desmatamento para o agronegócio, queimadas, hidrelétricas e siderúrgicas, intercionalização, narcotráfico e muito mais tornando uma região rica em concentração de pobreza e descaracterização de um povo.

Sugere-se um questionamento em diversos aspectos.
Na própria região onde se vive, o que está ameaçando as populações tradicionais e os demais setores populares, além do equilíbrio vital da natureza?
Que iniciativas podem ser uma alternativa ao modelo mercantilista de desenvolvimento, entre as que estão sendo realizadas?
O que se pode fazer, concretamente, cada comunidade, para mostrar sua fé e esperança, responsabilidade social e compromisso de que uma outra Amazônia e um outro Brasil sejam possíveis?



Atenção para a Programação de lançamento da Campanha da Fraternidade 2007


As equipes diocesana e paroquiais responsável pela preparação deste momento já participaram no mês de novembro de uma formação, na Paróquia N Sra. d´Ajuda em Ilhabela, ministrada pelo Pe. Jose Alberto Vanzela, assistente eclesiástico da CF no Regional Sul 1 da CNBB.
Distribuídos os texto-base entre as paróquias e demais subsídios, a Diocese de Caraguatatuba fará no próximo dia 22 de fevereiro, quinta-feira pós Quarta-feira de Cinzas, a celebração litúrgica de abertura deste momento na Catedral Divino Espírito Santo às 19h30.
Nesta ocasião também acontecerá o lançamento do Projeto social Diocese-Univap – Vale a pena viver” que trará, primeiramente para a cidade de Caraguatatuba, cursos de capacitação profissional e atendimento jurídico, social e de saúde bucal. Os cursos são de 45 dias e acontecerão em unidades móveis.
Está confirmada a presença do Reitor da Universidade Professor Dr Batista Gargione Filho.
No dia 28, quarta-feira seguinte, é a vez da abertura social.
Para este momento estão sendo convidadas ONGs , o representante da CNBB para que fale sobre o tema e seus objetivos e Dom Altieri que deve encerrar o evento.
A abertura acontece no Auditório da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba às 19h30 e contará com a participação do gripo Teatral “UM ideal” de São Jose dos Campos” e do Grupo Kurnamanha, com uma dança do “O Beija-flor e O culpado”.

Fonte: Diocese de Caraguatatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?