Decibéis

Xanddy, às seis

Miriam Tabarro
Vocês conhecem o Xanddy (assim mesmo, com 2 “des” e ipsilone), vocalista do conjunto baiano Harmonia do Samba e dileto marido de Carla Perez, aquela do “i” de escola ?
Pois é, no dia 30 de dezembro, logo às 6 horas da manhã, tive a honra de ser acordada por ele. Não, ele não veio pessoalmente “chez moi” mas através do altíssimo som de um desses “carro-discoteca” que invadem nossa cidade em feriados prolongados, tipo reveillon, carnaval, etc.
Sem escolha, até porque se pudesse preferiria ser acordada por um som mais suave, tive (tivemos, eu e o bairro do Itaguá inteiro) que ouvi-lo por um bom tempo, até que o mal-educado proprietário do veículo se dispusesse, por vontade própria, ou pressão de alguma autoridade, a desligá-lo.
O que fazer? A princípio, revoltada com a falta de respeito pelo descanso do próximo, pensei em ligar para a polícia mas, refleti, eles deviam estar tão ocupados com ocorrências mais graves que seria um desperdício incomodá-los, além do que, eles mesmos achariam a reclamação de somenos importância diante de outras barbaridades.
Como meu dia começou com esse contratempo, decidi que deveria me informar se há ou não alguma proibição e, mais importante, punição para esses abusos. Mais tarde, ainda inconformada, fui tomar uma água de coco num dos quiosques do Itaguá, e comentei o fato com a garçonete. Pra quê? O que ouvi dela me deixou mais desanimada. Porém, com forças ainda para alertar a Promotoria do Meio Ambiente. Disse-me a moça, inocentemente, que, na tentativa de burlar a proibição de som nos quiosques, alguns criativos “donos” de tais estabelecimentos, tiveram a brilhante idéia de CONTRATAR, isso mesmo, CONTRATAR esses veículos que, estacionados em frente, com suas possantes caixas de som preencheriam a falta das bandas ao vivo! Mas que grande idéia, não acham? No caso de haver fiscalização, eles poderiam, na caradura, alegar total inocência já que o som está na rua, e não dentro dos quiosques. Talentosos, não?
Num tempo em que as discussões sobre a volta do som ao vivo estão up to date, é bom que as autoridades tomem suas decisões pensando na maioria da população que, presumo, só deseja ter uma tranqüila noite de sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu