Manchetes do dia

Quarta-feira, 03 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Cabral quer Forças Armadas nas ruas"
O novo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), propôs ontem que tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica patrulhem o entorno de seus quartéis. A medida, diz, dará à população sensação maior de segurança, pois verá ruas e praças vigiadas por militares, e permitirá à polícia priorizar áreas críticas. Ontem à tarde, mais um ônibus foi incendiado, sem feridos. Cabral, 43, anunciou que já conversou com o comando das três Forças. Afirmou que pretende nesta semana voltar a se reunir com eles para definir de que forma Exército, Marinha e Aeronáutica poderão ajudá-lo a enfrentar a criminalidade. Ele definiu a ação como "um complemento" ao trabalho policial.
"Aeronáutica, Marinha e Exército podem dar colaboração estratégica nas áreas militares. Hoje o policiamento é feito basicamente em defesa do patrimônio das Forças. Pedirei em reunião com os comandantes policiamento pró-ativo", disse ele, para quem "o cidadão deseja isso, caminhar nas ruas com tranqüilidade
".


O Globo:
"Governo: policiamento nas vias expressas vai aumentar"
Enquanto o novo comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo, anunciava que sua primeira medida seria reforçar o policiamento nas vias expressas, um bando assaltava motoristas no Elevado da Avenida Perimetral, ontem à tarde. Pela manhã, ao tomar posse, o novo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, também prometeu mais policiais nas vias expressas, mas só a partir de hoje. Segundo ele, a prioridade será evitar a ação de bandidos nas linhas Vermelha e Amarela, na Avenida Brasil e na Perimetral. As autoridades vão aumentar o efetivo da PM com o retorno de policiais emprestados. O governador Sérgio Cabral empossou também o novo chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro.


O Estado de São Paulo:
"Lula muda de idéia e veta corte de despesas"
O Diário Oficial da União que circulou ontem publicou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a oito dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2007. Um dos itens vetados é o redutor de despesas correntes, que o próprio governo havia proposto em abril. O texto vetado estabelecia que este ano os gastos fixos - relacionados com pessoal, benefícios previdenciários, educação e custeio da máquina pública, entre outras áreas - teriam de ser reduzidos em 0,1% do Produto Interno Bruto. O corte corresponderia a cerca de R$ 2,1 bilhões. O Ministério do Planejamento argumentou, para explicar a mudança de idéia, que a maior parcela dos gastos da União é composta por despesas de caráter obrigatório, que possuem regras de crescimento definidas por leis específicas. A intenção do governo é mudar a legislação para definir limites a algumas despesas correntes. Lula vetou também um dispositivo que pretendia disciplinar a concessão de recursos públicos para entidades privadas, como ONGs, exigindo atestados de funcionamento regular. O governo alegou que isso poderia interromper "importantes ações governamentais".


Correio Braziliense:
"Choque Antigastos"
Entre as medidas anunciadas pelo governador Arruda para reduzir despesas, está a demissão de 17 mil funcionários contratados sem concurso. - No primeiro ato de sua gestão, José Roberto Arruda exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados e de confiança do DGF. Apenas metade desses postos ganhará substitutos, que devem ser nomeados até abril. "As pessoas boas ficam", prometeu, dando mostras de que parte dos dispensados será recontratada. Para conter o déficit de R$ 35 milhões, a ordem é reduzir gastos das secretarias em um terço e fechar o cofre para investimentos até julho. Em reunião com secretários e principais assessores, Arruda reforçou ainda o discurso de que algumas decisões são impopulares, mas necessárias para iniciar uma agenda positiva. Também pediu agilidade na execução de ações como instalação de postos policiais e de saúde que funcionem 24 horas, além de determinar o descredenciamento do Instituto Candango de Solidariedade (ICS) e a extinção da Codeplan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu