Ponto e Contraponto

Bola pra frente!

Não consigo deixar de me lembrar de um filme que assisti há muitos anos e que mostrava a estratégia do Pão e Circo utilizada pelos “césares” para ludibriar a pobre população Romana e que foi reeditada pelos militares da ditadura brasileira.
O nome do filme era “Pra Frente Brasil” e mostrava com absoluta clareza o uso que o regime militar fez da Copa do Mundo de 1970 como ferramenta para “distrair” a população em relação às mortes, perseguições, torturas e falta de liberdade política vigentes àquela época, sempre com o apoio explícito ou implícito da mídia.
A receita e simples e reeditada continuamente nos dias atuais.
Na época de Roma e hoje, os líderes políticos se utilizavam e utilisam, de métodos de distração e propaganda enganosa para ludibriar a população.
Assim foi fundado o Coliseu, palco de atrocidades cometidas para manter o povo romano “inebriado”.
No regime militar, idem.
E hoje? Em nossa cidade,estado e país, será que não acontece o mesmo?
Um Brasil Hexacampeão da Copa e um “bolsa família” e “fome zero” , não seriam a reedição do Pão e Circo dos "césares" romanos e generais da ditadura?
Como me ensinou meu sábio pai, tudo na vida tem 2 lados: O bom e o ruim
Se perdemos para a França e me doeu profundamente ver Zidane novamente nos calar, fico feliz ao ver que os índices de Geraldo Alckminn voltam a crescer.
Ao meu ver,

Césares, Médicis e Lulas, nunca mais!!!

Bola pra frente,

Ubatubanos, Paulistas e Brasileiros, pois a vida é cara e continua além do circo.

Hugo Gallo



Garça heroi


Contar a historia de uma garça pode ser mais interessante, quem sabe uma novidade mais atraente para exemplificar o descaso da segurança e do terror, intranqüilidade e preocupação que vivenciamos nos últimos dias no estado de São Paulo com a matança de gente esta se tornando tão comum, como aquele que vê mendigos nas ruas e conformista com o sistema acha que é tudo tão normal.
Confesso que fiquei desesperado ao ver a garça com a asa quebrada sofrendo nas imediações do Posto Kamomê, na Estufa 1. Com o objetivo de evitar que algo de pior acontecesse e no sentido de salvá-la enquanto presa fácil de outro animal, liguei para os diversos órgãos ambientais de Ubatuba, Ongs e para a Policia Ambiental, achando que tudo ia dar certo. Tal foi a minha surpresa a alegação de que uma aviatura estava com falta de combustível e outra estava quebrada. O pessoal do Aquário e do Tamar chegaram e levaram para o veterinário, mas já era tarde, a garça morreu de hipertensão.
Como em tudo se aprende e para tirar alguns ensinamentos deste fato, já que alguns heróis morrem e outros vão para a historia, acredito que o caso da garça não aconteceu por acaso. Ela morreu para denunciar a blindagem do Geraldo Alckmin, que se diz bom mocinho, mas sua policia esta desequipada e quando age é para prender os trabalhadores que lutam para sobreviver na lavoura, na agricultura, na extração de areia, entre outros.
Que a morte da garça sirva de exemplo para que o povo cometa o maior crime ambiental da historia nas urnas de outubro, matando os tucanos no ninho e evitando que retrocessos de 12 anos de PSDB no estado de São Paulo e o caos da era FHC não aconteçam nunca mais.


Fabio Fernandes
Membro da ONG CIDADE & CIDADÃO, do Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo e o Grêmio Estudantil Idalina Graça.


Nota do Editor: Textos originais, sem revisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu