Festa do Divino

Começa amanhã

Cristiane G. Zarpelão
A 140ª Festa do Divino Espírito Santo em Ubatuba acontecerá de amanhã (7) ao dia 16 de julho na Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Centro.
Serão dez dias de atrações, com missas, shows, barracas típicas e o tradicional 'bingão', onde é ofertado como prêmio, entre outros, um carro zero km.
Entre as principais atrações, estão as apresentações do diácono Nelsinho Correia e Fabinho, da Canção Nova, das duplas Roberto & Amaury e Ibrahim e Daniel e das bandas Deck 4, Pracaniz, D’Jahga, Ramam, Stylo New e Anti-Danos.
O evento também contará com a apresentação dos padres Evaldo Trevisan e Fábio de Mello.
A partir de amanhã e se estendendo até o dia 15, sempre às 19h00, os religiosos se encontrarão na Igreja São Francisco para a novena preparatória e para a procissão que segue até a paróquia Exaltação da Santa Cruz onde, às 19h30 é realizada uma missa.
No último dia do evento, 16 de julho, a procissão com andor do Divino Espírito Santo sairá da Igreja São Francisco às 16h00. No mesmo dia, às 19h00, será realizado o tradicional ’bingão’, que terá como prêmios, um DVD com karaoquê, uma câmara digital, uma TV de 20 polegadas, uma geladeira e um carro zero km, modelo Gol.
Considerada uma das mais tradicionais festas da cidade, esse ano comemora-se a 140ª edição. A festa acontece em Ubatuba desde 1866.
Segundo o pároco de Ubatuba, frei Aldo Pietrobom, a importância da festa é celebrar o Divino Espírito Santo e unir três elementos: fé, tradição e cultura. "A intenção é reunir as pessoas para o lado religioso, fraterno e da convivência. E tem também o lado material que nos ajuda a manter nossa igreja", diz o frei.


Festa do Divino

Popularmente chamada como "A Festa do Divino", o evento acontece em virtude da homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade: O Espírito Santo. A comemoração se deve à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Realizada quase sempre no dia de Pentecostes - que em grego Pentekoste significa cinqüenta -, o evento acontece 50 dias após a Páscoa, pois de acordo com a tradição da Igreja Católica, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos após 50 dias da Ressurreição de Cristo.
O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba - sinônimo de mensageira, e possuidora de sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.
É por este motivo que a pomba que o representa possui sete raias ou sete fitas.
A cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da igreja, representa para uns a chama, ou luz da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a igreja o amor é representado pela cor vermelha.

Foto: Renato Boulos / USC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu