Educação

Escola Municipal Olga Gil fica em primeiro lugar no município na Prova Brasil 2005 e do SARESP

Cristiane Zarpelão
A Escola Municipal Professora Olga Ribas de Andrade Gil, foi a instituição melhor colocada na classificação geral do município de Ubatuba e também obteve resultado acima da média nível Brasil na “Prova Brasil 2005” e no SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A escola ficou em primeiro lugar nas avaliações das duas disciplinas aplicadas, tanto na de Português, quanto na de Matemática.
De acordo com o INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na disciplina de português, as médias gerais foram: Brasil 172,91, São Paulo 178,19, Ubatuba, 175,75 e a Escola Olga Gil 201,80. E na disciplina de matemática: 179,98; 183,60; 177,10 e 197,30 respectivamente.
Criada pelo MEC- Ministério da Educação, com apoio dos estados e municípios, a “Prova Brasil” tem o objetivo de identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores.
Realizada pela primeira vez em novembro do ano passado, a “Prova Brasil” avaliou o conhecimento em língua portuguesa- focando a leitura e matemática-solução de problemas de 3.306.317 alunos de 4ª e 8ª série do ensino básico da rede pública. As provas foram aplicadas em 160 mil turmas de 41 mil escolas urbanas, em 5.398 municípios.
Já o SARESP foi criado em 1996 pela Secretaria de Educação, com a finalidade de ser um sistema de avaliação por meio do rendimento escolar dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, visando a conscientização das Delegacias de Ensino e das Escolas quanto à necessidade de adequações imediatas sobre o currículo e o engajamento da comunidade no processo de avaliação para a melhoria do ensino. Já contou com a participação de mais de 5 milhões de alunos, sendo 4.700.000 da rede estadual, 390.000 da rede municipal e 32.000 da rede particular.
Segundo a vice-diretora da escola vencedora, Silvia Stefani, os dados de ambos ajudam no desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades dos sistemas de ensino, beneficiando toda a comunidade escolar, gestores públicos e a sociedade como um todo.
Ao ser questionada sobre sua escola ser a vencedora do município e ter uma média melhor que a média Brasil, ela diz que “trabalhar em uma escola é necessário realizar um trabalho coletivo. Acredito que esses resultados se devem à muita dedicação, compromisso, empenho e amor”, apontou.
“A Direção da E.M Olga Gil parabeniza todos os professores de sua unidade escolar, pelo ótimo trabalho realizado e pelo desempenho na Prova Brasil e no SARESP”, agradeceu a vice-diretora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu