Lula contra Veja

Globo Online
"Depois da visita oficial ao presidente da Áustria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez agora há pouco um desabafo muito irritado contra a revista "Veja", que neste fim de semana publica reportagem dizendo que o presidente e outros petistas têm contas bancárias em paraísos fiscais. A própria revista diz que não tem provas da denúncia, que atribui ao banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity.
Lula foi questionado sobre a reportagem ao chegar ao hotel em que está hospedado em Viena, e respondeu no seguinte tom:
- Não, a "Veja" não traz uma denúncia. A "Veja" traz uma mentira. Se tivessem me avisado que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para dona Marisa. Fico sabendo quando vou embora.
Em seguida, Lula ficou ainda mais irritado:
- Vamos ser francos com uma coisa: a "Veja" tem alguns jornalistas que já há algum tempo estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade. Eu só posso considerar isso como um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Eu não posso comparar isso ao jornalismo. Sinceramente, é de uma leviandade e de uma grosseria que um ser humano comum não pode admitir, quanto mais um presidente da República. Ou seja: eu acho que quando as pessoas têm o poder de escrever alguma coisa, aumenta a responsabilidade. Eu acho uma total irresponsabilidade.
- Vocês conhecem alguns jornalistas que eu estou citando, vocês sabem o que ele tem feito nesses últimos meses. Eu não acredito que dentro da revista "Veja" tenha uma única pessoa que tenha 10% da dignidade e da honestidade que eu tenho. Eu não posso admitir isso!. Eu não posso! É uma ofensa ao presidente da República, é uma ofensa ao povo brasileiro. E eu acho que essa prática de jornalismo não leva o país a lugar nenhum.
Os jornalistas perguntaram que medidas o presidente tomará.
- Eu não sei, nem li a matéria direito. Vou ter de chegar ao Brasil e ler. Eu acho uma insanidade, uma insanidade. Eu posso dizer a vocês que é a pior prática de jornalismo. A "Veja" já vem assim há algum tempo. Não é de hoje não. Mas eu acho que ela chegou ao limite, chegou ao limite, chegou limite!
- Eu não sei se o jornalista que escreve uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista. Ele poderia dizer que é bandido, mau caráter, malfeitor, mentiroso. Eu não posso e é até constrangedor um presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista que deveria respeitar seus leitores. Os leitores pagam a revista, são induzidos a assinar. E não merecem a quantidade de mentiras que ela tem publicado."

Leia a matéria de Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu