44ª Assembléia dos Bispos do Brasil

Pe. Vilson Dias de Oliveira representa a Diocese de Caraguatatuba

Começa amanhã, dia 9, e vai até dia 17 de maio, na Casa de Retiros de Itaici em Indaiatuba (SP), a 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil.
A Assembléia Geral é o órgão máximo da Conferência Episcopal, lugar de comunhão e co-responsabilidade dos bispos no Brasil, onde eles refletem sobre a realidade da Igreja e do país e tomam decisões pastorais em clima de oração, convivência fraterna, diálogo e colaboração.
Participam da 44a Assembléia Geral, 321 bispos, dentre estes, 26 eméritos. Estarão presentes também outras 97 pessoas entre assessores e convidados. A Diocese de Caraguatatuba estará representada pelo Administrador Diocesano Pe. Vilson Dias de Oliveira.
Tema Central da 44ª Assembléia Geral será a evangelização da juventude. Este tema, de fundamental importância para a Igreja, preparado por uma Comissão de bispos e peritos, ocupará um espaço importante nos trabalhos da Assembléia. De fato, a preocupação com a evangelização da juventude situa-se no contexto mais amplo da missão evangelizadora da Igreja, para a qual os papas, desde o Concílio Vaticano II, têm chamado a especial atenção da Igreja no mundo inteiro. A transmissão da fé às novas gerações sempre esteve no centro das atenções da Igreja. No atual contexto histórico, cultural e social, porém, essa questão apresenta desafios e aspectos novos, que não devem ser descuidados.
Além do tema central, estão em pauta, entre outros, a eleição dos delegados e suplentes do Brasil para a Conferência Geral de Aparecida, do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, prevista para maio de 2007; a comemoração dos 50 anos de fundação da Caritas Brasileira; a análise da conjuntura sócio-política e da situação religiosa. Será feita uma sessão especial para a entrega dos prêmios de comunicação da CNBB e o lançamento da 3a edição da Bíblia CNBB.
Dentro da programação está incluído o Retiro Espiritual dos Bispos, orientado pelo arcebispo de São Paulo, Dom Claudio Hummes. Tema: Bispo, discípulo e missionário de Jesus Cristo.
Fonte: Diocese de Caraguatatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu