Existe impunidade no país?

Ellen Gracie, na presidência do STF, deu entrevista coletiva no dia 28 de abril passado. Eis a primeira pergunta que respondeu:

“Pergunta: O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil [Roberto Busato] disse [no discurso de posse da ministra, na presidência do STF] que existe impunidade no país. A senhora concorda com essa afirmação?

Ellen Gracie: Eu acho que existe sim uma sensação de impunidade. Uma sensação de impunidade que não é de hoje e vem do fato de que temos realmente uma processualística, especialmente na área criminal, muito rebuscada. Realmente é muito difícil fazer chegar um processo a uma conclusão na área penal, isso porque são muitas as possibilidades de recursos e as possibilidades de se apontarem fatos que teriam fugido à regra absoluta, estrita de uma formalística, quem sabe até exagerada. Creio que deveríamos desbastar um pouco o sistema recursal não só na área penal como na área cível e, com isso, permitiremos que o processo flua. Ou seja, o ideal é que a partir de uma denúncia se chegue ao final a uma solução que será absolvitória ou condenatória, de acordo com a prova dos autos. O que não podemos retroceder é nas garantias democráticas, do pleno direito de defesa. Esta é uma conquista da civilização que está inserida nas nossas constituições e que esperamos seja sempre respeitada.”
REDAÇÃO UV

Nota do Editor - Traduzindo o que a Ministra disse: existe impunidade sim, mas custa caro, só fica impune quem tem dinheiro para pagar bons advogados. Para quem não dispõe de recursos, que sejam aplicados os rigores da lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu