Economia

Brasil volta a ser o paraíso dos investimentos estrangeiros, diz 'El País'

Uol Economia (original aqui)
O Brasil voltou a ser "o paraíso dos investidores estrangeiros", segundo afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário espanhol "El País" em sua versão online."Apesar da crise financeira mundial, os investimentos que chegaram de fora do país duplicaram em abril. Os analistas econômicos opinam que, depois de um primeiro trimestre incerto, os investidores estrangeiros estão devolvendo a confiança ao Brasil", diz o jornal.


Segundo a reportagem, o fato tem duas explicações. A primeira, que a crise mundial afetou apenas "ligeiramente" o Brasil, e o país poderá crescer em 2010 de 4% a 5%, segundo o ministro (da Fazenda) Guido Mantega".

Em segundo lugar, os juros, que já baixaram a 10,25% e podem chegar a 9% até o final do ano, continuam entre os maiores do mundo e "seguem sendo apetitosos para os investidores".

O jornal observa que a não ser que haja uma forte retirada de recursos nos últimos dias do mês, o resultado dos investimentos estrangeiros em maio deverá ser o melhor desde abril do ano passado.

Apesar dos números positivos em relação aos investimentos, a reportagem comenta que eles trazem ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a preocupação com a valorização do real por conta da forte entrada de recursos no país.

Nota do Editor - O texto tem relação com pronunciamento recente do presidente Barack Obama, cujo tema foram os juros. Como é sabido a prosperidade americana é, em grande parte, financiada pelo resto do mundo. Os Estados Unidos garantem seus "Títulos do Tesouro" e isso basta. Ainda que os juros sejam minguados, vale a palavra de Tio Sam. Obama deixou claro que se a tendência (forte) de usar os Estados Unidos como caixa forte mudar os juros terão de ser aumentados, a perda de confiança terá seu preço na forma de inflação e desemprego. O Brasil está atraindo dinheiro especulativo que não se traduzirá em desenvolvimento e não contribuirá para a diminuição da desigualdade. No entanto, a vinda desse capital volátil acontece pelo fato da economia estar arrumada, o Brasil é um porto seguro. Sorte dos capitalistas que ganham fortunas sem trabalhar. Os juros altos também inspiram capitalistas nacionais a emprestar ao Brasil. É melhor do que entrar nas incertezas do ciclo produtivo e correr risco de falência. A longo prazo a corrente da felicidade poderá trazer dissabores. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu