Brasil

É o esbulho da Petrobrás?

Editorial do Estadão
Uma Comissão interministerial formada pelos ministros Dilma Rousseff, Edison Lobão, Guido Mantega, Paulo Bernardo e Miguel Jorge, para definir o novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal, teve uma primeira reunião na segunda-feira passada. E ganha força a idéia de se criar uma empresa estatal para administrar os contratos na nova área. A Petrobrás estaria, assim, prestes a ser alijada da exploração dos mais promissores campos de petróleo descobertos até agora no País.
O afastamento da Petrobrás do pré-sal, além dos prejuízos que causaria à economia brasileira, que depende da exploração eficiente das novas jazidas, no menor prazo possível, seria um autêntico esbulho à empresa e aos seus acionistas privados - cerca de 700 mil pessoas, incluídos os trabalhadores que adquiriram ações da Petrobrás no início da década, por intermédio dos fundos mútuos formados com recursos dos empregados com depósitos no FGTS.
A Petrobrás, principalmente depois do fim do monopólio, tornou-se uma empresa voltada prioritariamente para a busca da auto-suficiência do País em petróleo, no que, de vez em quando, é atrapalhada pelas exigências do acionista controlador - o governo -, que dela se utiliza para acomodar apaniguados e alavancar projetos que nada têm a ver com a finalidade da companhia.
Desde 1974, a Petrobrás tem concentrado seus esforços na pesquisa e exploração de petróleo na plataforma continental. Desenvolveu tecnologias próprias e, há anos, seus corpos técnicos são internacionalmente reconhecidos pela capacidade de explorar petróleo em águas profundas. Prova disso é que a abertura do mercado e o fim do monopólio da Petrobrás, em agosto de 1997, pouco modificaram a posição dominante da estatal no mercado brasileiro. Dezenas de investidores estrangeiros e locais, entre eles as principais multinacionais do setor, participaram das rodadas da Agência Nacional do Petróleo, mas, em muitos casos, preferiram entrar no País em parceria com a Petrobrás - reconhecendo que é a empresa que detém o melhor know-how sobre prospecção e exploração de petróleo em grandes profundidades.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu